Mais um ano iniciou e, com ele, surgem novas responsabilidades e débitos a serem quitados. É o caso do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores). É no início do ano que todos os condutores brasileiros começam a se preparar para pagar o imposto.
O IPVA deve ser pago por todas as pessoas que possuem um veículo próprio, independente da categoria. Assim, devem realizar o pagamento uma vez por ano.
Este imposto é regido por uma lei federal. No entanto, ele é destinado para o estado e para os municípios. Dessa forma, cada estado pode definir as suas próprias regras de pagamento e alíquotas. Sendo assim, metade do pagamento do tributo é destinado ao município, enquanto o restante vai para o estado.
Como você já viu, o pagamento do IPVA é uma obrigação de todas as pessoas que possuem veículo próprio. Assim, o pagamento deve ser realizado até a data de vencimento prevista no calendário anual.
Mas você sabe o que pode acontecer caso você não realize o pagamento do tributo? A legislação define algumas consequências para aqueles que não realizarem o pagamento dentro do prazo.
Em primeiro lugar, ao não realizar o pagamento do imposto dentro do prazo, o seu nome poderá ser inscrito na Dívida Ativa da União, bem como haverá incidência de multa.
Além disso, o condutor também não poderá realizar o licenciamento do veículo. Dessa forma, poderá ter o veículo apreendido, receber multa por autoridade, além de ganhar 7 pontos na carteira de habilitação.
A definição das regras para o valor do IPVA em 2023 é de responsabilidade dos estados brasileiros. Sendo assim, cada estado é livre para definir as alíquotas que serão aplicadas para o cálculo. Além disso, cada veículo conta com valores diferentes, uma vez que dependerá do seu preço estimado e tempo de vida.
No entanto, existem grupo de pessoas que podem conseguir a isenção do imposto. Dessa forma, ficam livres do pagamento anual do IPVA.
Os estados são livres para definir os grupos que terão isenção do IPVA. Mas, geralmente, pessoas com deficiência, entidades e pessoas com direito a tratamento diplomático podem ter a isenção. Para saber se você tem direito, deverá entrar em contato com a Secretaria da Fazenda (Sefaz) do seu estado.
Recentemente, o imposto foi zerado para as motocicletas de até 170 cm3, por meio de uma resolução assinada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD). Antes da resolução, apenas as motocicletas de até 150 cm3 recebiam a isenção.
Além da nova regra de isenção de IPVA para motocicletas de até 170 cm3, os estados também podem criar as suas próprias diretrizes para oferecer benefícios e descontos para os contribuintes.
É o caso da Bahia, que oferecerá até 20% de desconto no pagamento do imposto em 2023. Mas é importante se atentar para os prazos e para as regras estabelecidas, a fim de conseguir o desconto no pagamento total.
Se você mora na Bahia e deseja receber os 20% de desconto, deve realizar o pagamento do IPVA até o dia 10 de fevereiro de 2023.