O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é o imposto pago sobre propriedades privadas. Em 2023, está disponível o desconto de 10% a 20% para os contribuintes que residem em Passo Fundo.
No entanto, o prazo está acabando. Isso porque o desconto só será concedido até a próxima quarta-feira (4 de janeiro). Além disso, não há previsão de prorrogação.
Assim, encerra-se no dia 4 a rodada de descontos para o pagamento em Cota Única 1. As pessoas que se anteciparem poderão ganhar de 10% a 20% de desconto.
Porém, quem não conseguir realizar o pagamento no prazo da Cota Única 1, ainda poderá aproveitar descontos posteriores. A Cota Única 2 possui vencimento em 15 de março e concede desconto de 4% a 7% no pagamento integral do IPTU.
Caso o contribuinte não queira realizar o pagamento integral, poderá também realizar o pagamento parcelado em até 8 vezes, mas sem o desconto. Assim, o vencimento da primeira parcela será em 15 de março.
Os cidadãos de Passo Fundo poderão baixar a guia de pagamento do IPTU através do site oficial da Prefeitura Municipal. Outra opção é acessar a guia de pagamento por meio do aplicativo Cidadão Online.
Para ter acesso ao documento de pagamento, você precisa ter em mãos o Número da Economia, composto por 13 números. Você poderá encontrar este número nos carnês anteriores do imposto. Caso não possua carnês anteriores, entre em contato com a Prefeitura para fazer a solicitação.
Depois, basta seguir todos os passos descritos no site oficial da prefeitura ou no aplicativo Cidadão Online. A guia está disponível para todos os cidadãos desde novembro de 2022.
O pagamento da Cota 1 é realizada especialmente pela internet. Assim, o carnê em papel poderá ser emitido apenas para o pagamento da Cota 2 e dos parcelamentos. A expectativa é que os 128 mil imóveis passíveis de contribuição recolham o IPTU em 2023.
O IPTU é um tributo regional. Ou seja, ele pode funcionar de diferentes formas, a depender da sua região. A prefeitura é a responsável por realizar o recolhimento deste imposto. Por isso, cada prefeitura municipal pode aplicar regras diferentes para o pagamento em 2023.
Entre as regras impostas incluem as datas de pagamentos e até mesmo descontos e isenções. Por isso, é importante estrar em contato com a prefeitura municipal para conhecer todas as regras locais.
A prefeitura municipal de cada município é a responsável por divulgar informações sobre os valores do imposto a ser pago.
Algumas prefeituras do Brasil já divulgaram informações do pagamento do IPTU em 2023. É o caso do Rio de Janeiro, que a prefeitura já informou que será possível ganhar 7% de desconto no valor total, para pagamentos em cota única a partir de fevereiro de 2023.
Além disso, também será possível parcelar o tributo em até 10 vezes, com as parcelas iniciando em fevereiro e se encerrando em novembro do ano que vem.
É importante destacar que não existe um calendário nacional para o pagamento do IPTU 2023. Sendo assim, é necessário buscar a divulgação de cada município.