A Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro confirmou nesta terça-feira (20) o calendário das datas de pagamento do IPTU do ano de 2023. Segundo as informações oficiais, os cidadãos têm até o próximo dia 7 de fevereiro para pagar a cota única ou ao menos a primeira parcela do imposto predial.
A Prefeitura confirmou que os contribuintes que optarem por pagar o imposto em parcela única terão um desconto de 7%, mesmo patamar de abatimento registrado em 2022. A decisão sobre as datas dos pagamentos do IPTU da cidade do Rio de Janeiro foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) ainda na terça (20).
Conforme as informações da prefeitura, o envio das guias de pagamento do IPTU de 2023 será feito durante todo o mês de janeiro na casa dos contribuintes. Não será necessário realizar nenhum tipo de solicitação, afinal o envio acontece de maneira automática nos endereços que estão registrados no sistema.
De todo modo, qualquer cidadão poderá ter acesso às guias de maneira remota a partir do dia 23 de janeiro, através do site do Carioca Digital. Também há um aplicativo oficial de mesmo nome, já disponível para download em celulares com sistema Android ou iOS. Os cidadãos também poderão solicitar estas guias nos postos de atendimento do IPTU.
A Prefeitura do Rio de Janeiro informou ainda que o valor deste imposto predial será corrigido pela inflação acumulada do ano de 2022. Trata-se do número definido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – Especial (IPCA-E). O patamar deverá passar por uma divulgação em breve pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Abaixo, você pode conferir o calendário de pagamentos do IPTU da cidade do Rio de Janeiro. Note que existe uma data limite para as pessoas que optam por pagar tudo de uma só vez.
Cota única: Vencimento em 7/2/2023
1ª cota: Vencimento em 7/2/2023
2ª cota: Vencimento em 7/3/2023
3ª cota: Vencimento em 10/4/2023
4ª cota: Vencimento em 8/5/2023
5ª cota: Vencimento em 7/6/2023
6ª cota: Vencimento em 7/7/2023
7ª cota: Vencimento em 7/8/2023
8ª cota: Vencimento em 8/9/2023
9ª cota: Vencimento em 6/10/2023
10ª cota: Vencimento em 8/11/2023
É importante deixar claro que a decisão de pagar o IPTU em cota única ou não deve ser sempre do cidadão. Seja carioca ou não, ele precisa pesar qual dos esquemas é mais vantajoso para ele.
A dica geral é de que se ele tem algum tipo de reserva financeira, o pagamento em parcela única é vantajoso. Afinal de contas, o desconto de 7% é até maior do que a projeção da inflação para este ano de 2022.
Contudo, se ele não tem nenhuma reserva financeira, e precisa fazer alguma dívida para pagar o IPTU em parcela única, o melhor a se fazer é mesmo pagar o valor parcelado durante o ano.
A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou a lista de postos de atendimento do IPTU na cidade. O cidadão pode fazer uma visita seja para solicitar uma guia ou ainda para tirar dúvidas sobre a sua situação específica. Confira.