Finanças

Aprenda a investir e faça seu dinheiro trabalhar para você: comece com pouco

As finanças pessoais nem sempre são fáceis, pois as pessoas não estão acostumadas a pensar no médio e longo prazo. Mas, além de economizar para renda futura, investir se tornou uma excelente fonte de renda. Se você pode economizar algum dinheiro temporariamente, por que não o usar para gerar lucros e ganhar maior estabilidade?

Muitos cidadãos acham que comprar ações e investir é muito arriscado. Contudo, existem outras opções, como renda fixa, que apresentam retornos previsíveis e segurança que ajudam a pagar dívidas enquanto são pagos. Os dividendos fazem parte de uma empresa que alguém tira de um determinado valor e tenta vendê-los durante os períodos de valorização. Assim, saiba mais na matéria desta terça-feira (05) do Notícias Concursos.

Dicas fundamentais para vencer as barreiras que te impedem de investir

Apenas comece acreditando no seu potencial

Aprenda a investir e faça seu dinheiro trabalhar para você: comece com pouco – Canva Pro

Nunca é tarde para fazer um bom investimento. O problema é não começar e se arrepender. Busque conhecimento e não se prenda a crenças limitantes como “investimento é só para quem tem tempo e nasceu para ser rico”, “isso parece uma aposta”, “é complicado”, etc. Aprenda a teoria e coloque em prática, pois o Tesouro Direto permite calcular rentabilidade e para ações existem muitos simuladores na Internet.

Comece com o que você tem

Se você tem a partir de 10 reais, pode dar o primeiro passo. Mas, se conseguir adicionar um pouco mais ao valor inicial, entre 200 reais e 1.000 reais, os resultados com certeza vão te surpreender. Ao capitalizar e aumentar continuamente o valor, a taxa continua aumentando para sua vantagem.

Não desista no primeiro erro ou por medo

É normal sentir-se inseguro nos estágios iniciais, basta ter em mente seus objetivos, aspirações e sonhos para a aposentadoria. Concentre-se no que essa atitude oferecerá, seja livre para escolher seu estilo de vida, ajudar sua família, ou até mesmo viver investindo sozinho.

Lembre-se que para ficar bom no assunto é necessário muito estudo e prática. Por isso se mantenha atualizado e vá se aprimorando nesse processo. Com o passar do tempo, você verá que investir valeu a pena.