Investimento Anjo é o investimento que as startups recebem em suas fases iniciais de desenvolvimento. Sendo assim, é uma forma estratégia que gera retornos ao investidor anjo.
Já o termo investidor anjo se originou nos Estados Unidos, no início do século 20, até então como Angel Investor ou Business Angel. A ideia nasceu por conta de investidores que custeavam as produção da Broadway e participavam do retorno financeiro, ou assumia os riscos de perda. O investidor anjo recebe um percentual do retorno do investimento no negócio.
Esses investidores são pessoas físicas que investem em startups numa aposta lucrativa. Isso porque o investidor anjo deve analisar a ideia do negócio para verificar a viabilidade do investimento.
Essas pessoas que investem são profissionais, empreendedores e executivos que investem seus recursos em outras empresas iniciantes.
Nos Estados Unidos os investidores anjos são conhecidos como 3 Fs: Family, Friends and Fools. Uma vez que são os investidores que mais acreditam em empresas iniciantes, familiares e outras pessoas próximas, ou ainda, pessoas que foram convencidas a investir.
Startups em expansão passam por várias rodadas de investimentos para atingir o crescimento acelerado. Por isso, o investidor anjo participa dessas rodadas para que possa ter participação na empresa.
A cada rodada de investimento o valor da empresa aumenta e valoriza o próprio investimento do anjo. Dessa forma, a empresa se destaca e conquista mais no mercado, o que a torna interessante para que outras grandes corporações se interessem pela marca para uma fusão ou aquisição, aumentando a rentabilidade do investidor e do próprio empreendedor, dono da Startup, que pode reinvestir em outra ideia de negócio.
O investimento anjo possui um conceito principal, sendo assim, o investidor anjo atua quando a empresa é enxuta. Ou seja, é uma empresa pequena que possui um produto ou serviço inovador e escalável. Essas startups possuem potencial de mercado, porém, passam por aprovação dentro parâmetros dos investidores anjos.
O investidor anjo tem a sua disposição uma seleção de startups para que possa escolher qual ideia de investimento mais lhe agrada, esse processo é totalmente online e rápido.
O valor do investimento gira entre R$50.000,00 e R$500.000,00. Porém, não existe regra, sendo assim, esse valor pode variar no valor inicial e no limite. No entanto, como contrapartida é comum que o investidor receba entre 5 e 15% do percentual da startup.
Importante lembrar que investidor anjo não é sócio da empresa. Por isso, não é uma relação tão próxima na rotina da empresa, pois ele busca resultados. Por fim, conheça alguns dos locais onde o empreendedor pode abordar investidores anjos.