Se andarmos até o contexto da Guerra Fria (1945 – 1991) vamos entender que o embrião da internet provém dessa disputa. Curioso, não é mesmo?
Nesse caso, duas superpotências protagonizaram uma grande batalha política, ideológica, econômica, tecnológica. EUA e URSS dividiram-se em dois blocos capitalista e socialista.
A partir daí, nasceu o desejo de facilitar a troca de informações devido o temor de ataques da espionagem soviética. Sendo assim, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos criou a ARPA – Advanced Research Projects Agency.
A saber, tratava-se de um sistema de troca de informações entre indivíduos diferentes e distantes geograficamente, buscando facilitar as estratégias de guerra.
Desse modo, nasce o primeiro protótipo da rede de internet, conhecido como Arpanet – Advanced Research Projects agency Network.
Com isso, em outubro de 1969 foi criada a primeira conexão entre a Universidade da Califórnia e o Instituto de Pesquisa de Stanford. Uma marco na história recente, visto que foi a primeira vez que um e-mail foi enviado.
Ademais, a internet revolucionou a humanidade, uma descoberta que mudou para sempre o rumo do mundo. Por isso, trata-se de um tema praticamente certo em provas de vestibulares, assim como no Enem, por isso vale saber mais sobre o tema.
Em síntese, nos anos 90, o físico, professor e cientista da computação Tim Berners-Lee cria a World Wide Web que nada mais era que um navegador ou browser, isto é a Rede Mundial de Computadores, internet.
Em decorrência disso, a humanidade conheceu o “boom da internet” ganhando popularidade no mundo todo, com o surgimento de vários navegadores, como por exemplo:
Proporcionando não uma competitividade, como também o aumento de número de pessoas conectadas aos navegadores.
Logo após, ocorre uma grande profusão de sites, chats, redes sociais, veja alguns chats e redes que só foram possível a criação por conta da internet:
Por conseguinte, a internet torna-se uma rede global de computadores conectados. Para especialistas, a chegada da internet foi um marco importante na evolução tecnológica.
Quebrando todas as barreiras na aproximação das pessoas, culturas, informações em tempo real, entre outros apetrechos.
Sob o mesmo ponto de vista, pode-se afirmar que a internet é usada para trabalhar, se divertir, comunicar-se, buscar informação, estudar, fazer compras, entre outros.
No nosso país, a internet chega no final dos anos 80, visto que as universidades brasileiras, começam a trocar informações com os americanos.
No entanto, foi em 1989 com a fundação da RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa e forte divulgação que o acesso ganhou força.
Seja como for, o objetivo era sobretudo propagar a tecnologia da internet pelo Brasil, buscando facilitar a troca de informações e pesquisas.
Com isso, um pouco mais tarde em 1997 cria-se as “Redes locais de conexão” levando acesso a todo território brasileiro.
Vale frisar que, de acordo com a pesquisa TIC Domicílios, do Comitê Gestor da Internet (CGI.br) o número de usuários de internet em 2019 no Brasil chegou a 134 milhões. Isso significa que 74% da população com mais de 10 anos de idade e 71% dos domicílios brasileiros contam com acesso à rede.