A tecnologia é um fator amplo e dinâmico na era da internet das coisas. Por isso, a tecnologia é uma tendência de mercado para as empresas e para a rotina da pessoa física.
A digitalização do mercado trouxe a necessidade tecnológica, por isso, de forma sucinta, a tecnologia é mais do que uma vantagem competitiva, é uma maneira de a empresa se manter no mercado atual. O número de pessoas conectadas ao redor do mundo está cada vez mais amplo e o comportamento do cliente dentro do processo de compra está cada vez mais digital.
Por isso, o e-commerce tem se destacado exponencialmente, quando pensamos na tecnologia dentro do processo de vendas. Entretanto, a tecnologia gera oportunidades para as empresas através da inovação por diversas vertentes, desde a produção de produto ou serviço, bem como pela criação de novas necessidades por conta de fatores tecnológicos.
A internet das coisas é um fenômeno que diz respeito à conectividade de uma rede de dispositivos. De forma resumida, a internet das coisas é um resultado obtido através de uma combinação de usuários na internet e a quantidade de aparelhos tecnológicos; por conseguinte, de serviços ofertados por meio dessa combinação.
Sendo assim, a internet das coisas é um conceito utilizado para definir a interação entre a inteligência humana e a inteligência artificial; o que exemplifica amplamente a tecnologia na rotina de todos.
São diversos os exemplos de representatividade da internet das coisas, como o Bluetooth, GPS, sistemas integrados, smartphones etc.
A Smart TV é um exemplo simples de internet das coisas quando pensamos em Inteligência Artificial, pois um aparelho é facilmente conectado a um streaming; o que une a tecnologia através de um serviço prestado, funcionando organicamente na rotina das pessoas.
Certamente a digitalização do mercado com a internet das coisas demonstra que a tendência é que serviços essenciais estejam cada vez mais disponíveis em plataformas digitais. Por isso, a adaptação a fatores tecnológicos para as empresas não é apenas uma vantagem competitiva; é uma maneira de se manter no mercado, e, talvez, seja a única forma de direcionar o crescimento de uma marca no mercado atual.
Portanto, é necessário que uma empresa invista em tecnologia na era da internet das coisas e obtenha resultados importantes de suas análises para que possa ofertar melhorias contínuas ao seu cliente, visto que esta é uma exigência intangível na era digital para todas as organizações.