Para que uma empresa seja considerada inteligente competitivamente ela precisa atuar com a pesquisa de mercado, entretanto, é necessário ir além da tabulação de dados, é necessário ter embasamento para tomar decisões.
A inteligência competitiva é o processo de obter dados para usá-los de forma estratégica. Sendo assim, refere-se aos seguintes passos quanto a pesquisa de mercado:
Recolher, tratar, armazenar e disponibilizar. Assim sendo, as informações ficam disponíveis para todos os níveis da empresa com o objetivo de atuar estrategicamente.
No entanto, dentre dessa atuação o objetivo é atuar estrategicamente contras ameaças competitivas, prezando sempre pela ética.
Trazendo esse conceito ao marketing digital, podemos dizer as pesquisas estão diluídas nos conteúdos gerados. Todavia, cabe ao marketing atuar com esses dados estrategicamente.
Dentro do mundo digital, a pesquisa de mercado é de grande valia, e é feita de forma mais rápida e orgânica.
Sendo assim, as decisões estratégicas não fogem desses embasamentos. O que podemos dizer que mudou nos últimos anos foi à forma como esses dados são recolhidos, assim como os prazos para as ações mediante as demandas.
Haja vista que o mundo digital é sempre emergente, ainda assim, abrir mão dos valores das marcas, como a ética e a responsabilidade social, é ir contra os objetivos das pesquisas e das empresas, que é agregar valor de forma orgânica e verdadeira.