O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia abriu um novo edital de concurso público (Concurso IFMA 2018) para o preenchimento de vagas em cargos técnicos-administrativos em educação em Rondônia. As inscrições seguem abertas até esta sexta-feira, 09 de novembro.
Do quantitativo total de vagas, 5% serão reservadas aos portadores de necessidades especiais. As vagas destinadas são para cargos de Técnico de Laboratório/ Eletromecânica (1 vaga), Técnico de Laboratório de Informática (1 vaga), Técnico em Tecnologia da Informação (3 vagas), Técnico em Contabilidade (1), Técnico de Laboratório/ Química (1 vaga), Analista da Tecnologia da Informação (1), Bibliotecário/ Documentalista (1 vaga), Engenheiro Civil (1), Engenheiro Eletricista (1 vaga), Pedagogo (1 vaga), Tecnólogo em Gestão Pública (1 vaga), Administrador (1 vaga) e Técnico em Assuntos Educacionais (3 vagas). Os salários oferecidos pelo Instituto variam entre R$ 2.446,96 (nível médio/técnico) e R$ 4.180,66 (nível superior), mais R$ 458,00 de auxílio alimentação, R$ 321,00 de auxílio pré-escolar por crianças até seis anos, auxílio-transporte e entre outros.
Os aprovados vão atuar nos campi de Porto Velho Zona Norte, Vilhena e Reitoria, Cacoal, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Ariquemes, Porto Velho Calama, localizada em Porto Velho.
Administrador: 1. Analisar as características da entidade, seu desenvolvimento e relações como meio ambiente, os recursos disponíveis, as rotinas de trabalho, a fim de avaliar, estabelecer ou alterar praticas administrativas; 2. Pesquisar, analisar, e propor métodos e rotinas de simplificação e racionalização dos procedimentos administrativos e seus respectivos planos de aplicação; 3. Avaliar e controlar resultados de implantação de planos e programas; 4. Avaliar e acompanhar desempenhos funcionais; 5. Verificar o funcionamento das unidades segundo os regimentos e regulamentos vigentes; 6. Elaborar relatórios técnicos e emitir pareceres em assuntos de natureza administrativos; 7. Realizar estudos específicos, visando solucionar problemas administrativos; 8. Colaborar na relação de subsídios para as diretrizes e políticas e governamentais; 9. Acompanhar ou participar na elaboração de anteprojetos de leis, de decretos e decreto-lei; 10. Participar ou desenvolver pesquisas científica da sua área de atuação; 11. Prestar informações e esclarecimentos sobre assuntos gerais ou específicos afetos à sua área de competências; 12. Executar outras tarefas da mesma natureza e o mesmo nível de dificuldade.
Analista de Tecnologia da Informação: 1. Exercer atividades de planejamento e assessoramento técnico e de supervisão aos órgãos superiores, no que respeita a política e diretrizes de desenvolvimento de projetos; 2. Orientar, coordenar, controlar e avalizar trabalhos de alto grau de complexidade técnica; 3. Definir e/ou participar na elaboração de planos e projetos, com vistas à implantação de sistemas de informação, computadorizados ou não; 4. Orientar, controlar e executar atividades referentes a análise e projeto de sistemas; 5. Conceber, projetar, testar e implementar sistemas eletrônicos; 6. Elaborar, orientar e participar de programas de treinamento na área, ministrando cursos; 7. Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de dificuldade.
Bibliotecário/Documentalista: 1. Planejar, Implantar, coordenar e controlar sistemas biblioteconômicos e de unidades isoladas de serviços afins; 2. Realizar projetos relativos a estrutura de normalização da coleta, do tratamento e da recuperação das informações documentárias, de acordo com os fins propostos pelo serviço, quer no âmbito Interno quer no âmbito externo da unidade de trabalho; 3. Realizar estudos administrativos para c dimensionamento de equipamento, recursos humanos e layout das diversas unidades da área biblioteconômica; 4. Estruturar e efetivar a normalização e padronização dos serviços técnicos biblioteconômico fixando índices de eficiência, produtividade e eficácia nas áreas operacionais da biblioteconomia; 5. Estabelecer, coordenar c executar a política de seleção e aferição do material Integrante, das coleções de acervo, programando as prioridades de aquisição dos bens patrimoniais para a operacionalização dos serviços; 6. Operacionalizar o tratamento técnico das Informações documentais; 7. Estruturar e exercer, a busca de dados pesquisa documental através da analise direto ás fontes de Informações primárias, secundárias e/ou terciareis; 8. Planejar e coordenar a difusão cultural das bibliotecas e dos serviços de circulação, articulando- a disseminação da informação com outras atividades de extensão, reciclar periodicamente os dados identificadores do usuário, objetivando a realimentação dos perfis e o ajustamento das coleções; 9. Assessorar nas propostas orçamentais relacionadas com as atividades da Biblioteca no sistema e estabelecer e executar a proposta do recurso orçamentário anual plurianual; 10. Exercer o controle estatístico da produção interna e da tendência da demanda, procedendo à análise e aos relatórios gerenciais; 11. Planejar, coordenar e implantar recursos audiovisuais, estruturando o controle dos serviços reprográficos em geral e da microfilmagem em particular, como uma forma atual de repositório de informações; 12. Ministrar aulas nas diversas modalidades inerentes a área técnica do tratamento da in formação e trabalhos biblioteconômicos; entre outros.
Engenheiro Civil 01: 1. Proceder a uma avaliação geral das condições requeridas para a obra, estudando o projeto e examinando as características do terreno disponível, para determinar o locai mais apropriado para a construção; 2. Calcular os esforços e deformações previstos na obra projetada ou que afetem a mesma, consultando tabelas e efetuando comparações, levando em consideração fatores como carga calculada, pressão de água, resistência aos ventos e mudanças de temperatura, para apurar a natureza dos materiais que devem ser utilizados na construção; 3. Elaborar o projeto da construção, preparando plantas e especificações da obra, indica dos tipos e qualidades de materiais, equipamentos e mão-de-obra necessária e efetuando um cálculo aproximado dos custos, a fim de apresentá-lo ao órgão competente para aprovação; 4. Preparar o programa de trabalho, elaborando plantas, croquis, cronogramas e outros subsídios que se fizerem necessários, para possibilitar a orientação e fiscalização do desenvolvimento das obras; 5. Dirigir a execução de projetos, acompanhando as operações à medida que avançam as obras para assegurar o cumprimento dos prazos e dos padrões de Qualidade e segurança necessárias das atividades típicas; 6. Consultar outros especialistas, como engenheiros mecânicos, eletricistas e químicos, arquitetos de edifícios e arquitetos paisagistas, trocando Informações relativas ao trabalho a ser desenvolvida, para decidir sobre as exigências técnicas e estéticas relacionadas â obra a ser executada; 7. Executar outras tarefas da mesma natureza e mesmo nível de dificuldade.
Engenheiro Civil 02: 1. Supervisionar, coordenar e dar orientação técnica; elaborar estudos, planejamentos, projetos e especificações em geral de regiões, zonas, cidades, obras, estruturas, transporte, exploração de recursos naturais e desenvolvimento da produção industrial e agropecuária. 2. Realizar estudos de viabilidade técnico-econômica; prestar assistência, assessoria e consultoria. 3. Realizar vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico. 4. Desempenhar atividades de análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica. 5. Elaborar orçamentos. 6. Realizar atividades de padronização, mensuração, e controle de qualidade.
Pedagogo: 1. Estudar medidas que visem melhorar os processos pedagógicos; 2. Elaborar projetos educacionais; 3. Participar da elaboração de instrumentos específicos de orientação pedagógica e educacional; 4. Elaborar manuais de orientação, catálogos de técnicas pedagógicas; 5. Participar de estudos de revisão de currículo e programas de ensino; 6. Executa: trabalhos especializados de administração, orientação e supervisão educacional; 7. Participar de divulgação de atividades pedagógicas; 8. Implementar programas de tecnologia educacional; 9. Executar outras tarefas de mesma natureza e mesmo nível de dificuldade.
Técnico em Assuntos Educacionais: 1. Planejar, supervisionar, analisar e reformular o processo de ensino aprendizagem traçando metas, estabelecendo normas, orientando e supervisionando o cumprimento do mesmo e criando ou modificando processos educativos de estreita articulação com os demais componentes do sistema educacional para proporcionar educação integral dos alunos; 2. Elaborar projetos de extensão; 3. Realizar trabalhos estatísticos específicos; 4. Elaborar apostilas; 5. Orientar pesquisas acadêmicas; 6. Executar outras atividades de mesma natureza e mesmo nível de dificuldade.
Tecnólogo em Gestão Pública: 1. Planejar e executar projetos; 2. Conduzir e acompanhar o desenvolvimento de projeto; 3. Fiscalizar processos industriais e avaliar a produtividade; 4. Estudar a viabilidade técnica-econômica; 5. Assistir e dar suporte técnico ao projeto; 6. Controlar atividades inerentes ao projeto; 7. Executar outras tarefas de mesma natureza e de mesmo nível de dificuldade.
Técnico em Contabilidade: 1. Conferir e preparar os documentos que exigem pagamentos, inclusive com cálculos e recolhimentos, se necessário. Informar e orientar sobre pagamento a fornecedores e às unidades administrativas; 2. Fazer relatórios e levantamentos a pedido do superior imediato; 3. Executar balancetes diários, mensais e balanços anuais; 4. Executar através do sistema ou computacional a escrituração contábil; 5. Contabilizar todas as operações financeiras com controle de saldos bancários; 6. Controlar saldo da conta, bens e valores a incorporar; 7. Controlar todos os convênios firmados pela unidade; 8. Contabilizar o sistema financeiro, orçamentário e patrimonial; 9. Fazer conciliação em fichas contábeis; 10. Elaborar listagens de captação de dados orçamentários, financeiro e patrimonial e demonstrativo da disponibilidade financeira para serem enviados ao Setor de Processamento de Dados da Secretaria de Controle Interno do MEC; entre outros.
Técnico de Laboratório/Área Eletromecânica/Informática/Química): 1. Fazer coletas de amostras e dados em laboratório ou em atividades de campo 2. Elaborar analise de materiais e substancias em geral utilizando métodos específicos para cada caso; 3. Efetuar registros das analises realizadas 4. Preparar reagentes, peças, circuitos materiais utilizados em experimentos. 5. Proceder a montagem e execução de experimentos para utilização em aulas experimentais e ensaios de pesquisas; 6. Auxiliar na elaboração de relatórios e na computação de dados estatísticos, reunindo os resultados de exames e informações; 7. Selecionar material e equipamentos a serem utilizados em aulas práticas, pesquisas e extensão; 8. Dispor os elementos biológicos em local apropriado e previamente determinado, montando-os de modo a possibilitar a exposição científica dos mesmos; 9. Zelar pela limpeza e conservação de vidrarias, bancadas e equipamentos em geral dos laboratórios de pesquisa e didáticos; 10. Controlar o estoque de material de consumo dos laboratórios; 11. Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de dificuldade.
Técnico em Tecnologia da Informação: 1. Desenvolver sistemas e aplicações: Desenvolver interface gráfica; aplicar critérios ergonômicos de navegação em sistemas e aplicações; montar estrutura de banco de dados; codificar programas; prover sistemas de rotinas de segurança; compilar programas; testar programas; aplicativos para instalação e gerenciamento de sistemas; documentar sistemas e aplicações; 2. Realizar manutenção de sistemas e aplicações: Alterar sistemas e aplicações; alterar estrutura de armazenamento de dados; atualizar informações gráficas e textuais; converter sistemas e aplicações para outras linguagens ou plataformas; atualizar documentações de sistemas e aplicações; fornecer suporte técnico; monitorar desempenho e performance de sistemas e aplicações; implantar sistemas e aplicações; instalar programas; adaptar conteúdo para médias interativas; homologar sistemas e aplicações junto a usuários; treinar usuários; verificar resultados obtidos; avaliar objetivos e de projetos de sistemas e aplicações; 3. Projetar sistemas e aplicações: Identificar demanda de mercado; coletar dados; desenvolver layout de relatórios; elaborar anteprojeto, projetos conceitual, lógico, estrutural, físico e gráfico; definir critérios ergonômicos e de navegação em sistemas e aplicações; definir interface de comunicação e interatividade; entre outros.
Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever até as 23h59min do dia 09 de novembro de 2018, no site oficial da banca organizadora Naiz do Pará (www.paconcursos.com.br). O valor da inscrição varia entre R$ 100,00 (nível médio) e R$ 120,00 (nível superior).
O Instituto Federal IFRO contará com provas objetivas (para todos) com 50 questões distribuídas entre as disciplinas de informática, legislação, raciocínio lógico, conhecimentos específicos e língua portuguesa. As avaliações serão aplicadas no dia 16 de dezembro, entre 14h às 18h, nos municípios de Ji-Paraná, Vilhena e Porto Velho, em locais a serem informados no dia 06 de dezembro.
O gabarito final da prova objetiva será divulgada no dia 17 de dezembro, no site Naiz do Pará (www.paconcursos.com.br). O concurso público é válido por 24 meses, a contar da data de homologação do resultado final, prazo este que poderá ser prorrogado uma vez, por igual período.