Oportunidade na área. O Instituto Federal de Brasília, criado em dezembro de 2008, por meio da lei nº 11.892, passando a compor a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, existente em todo o Brasil, faz saber aos interessados a abertura de editais de processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos para o segundo semestre deste ano. De acordo com os documentos publicados, são oferecidas 1.559 vagas para 25 cursos diferentes (presencial e à distância).
Os Institutos Federais são instituições que atuam na oferta da educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional. As vagas desta seleção são destinadas aos campi de Brasília, Ceilândia, Estrutural, Gama, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Samambaia, São Sebastião e Taguatinga.
Conforme informado no portal IFB, há vagas na modalidade Subsequente (para quem já terminou o Ensino Médio) – presencial e a distância; na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja (Integrado ao Ensino Médio); e nas modalidades Subsequente e Concomitante em Regime de Alternância.
Integrado – Proeja (Curso Técnico + Ensino Médio no IFB) – Cursos para maiores de 18 anos que cursaram o Ensino Fundamental, mas não concluíram o Ensino Médio. Duração média de 3 anos.
Concomitante (Curso Técnico no IFB + Ensino Médio em outra escola) – Esta modalidade é voltada para os estudantes que estejam cursando o Ensino Médio em outra escola. Assim, ele fará ao mesmo tempo o Ensino Médio, em sua escola de origem, e o curso técnico no IFB.
Subsequente (Pós-Médio) – Para quem já concluiu o Ensino Médio. Duração de 1 a 2 anos.
Regime de Alternância – O ensino é organizado em função do trabalho, e o estudante alterna períodos regulares de aprendizagem na escola, com períodos de convívio com a comunidade de origem.
Cursos ofertados (por campus)
Campus Brasília
Campus Ceilândia
Campus Estrutural
Campus Gama
Campus Planaltina
Campus Recanto das Emas
Campus Riacho Fundo
Campus Samambaia
Campus São Sebastião
Campus Taguatinga
O IFB reserva vagas em seus processos seletivos para pessoas oriundas de escolas públicas, pessoas com deficiência, pessoas que se autodeclarem preto, pardo ou indígena e para os que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo.
Se você se encaixa nessas características, pode solicitar reserva de vaga no ato da inscrição on-line e procurar o campus do IFB no qual selecionou o curso para entregar, até o dia 31 de maio, formulários específicos descritos nos editais e os documentos que comprovem suas declarações.
A comissão do processo seletivo irá analisar os documentos e publicará o resultado preliminar no dia 04 de junho. Caso queira contestar, o candidato poderá fazê-lo nos dias 05 e 06 do mesmo mês. O resultado final da lista de candidatos para reserva de vagas será divulgado no dia 10 de junho. Quem se candidatar à reserva de vaga e não entregar a documentação comprobatória passará a concorrer, automaticamente, nas vagas destinadas à ampla concorrência.
Os interessados em concorrer podem se inscrever até 31 de maio de 2019, no endereço eletrônico oficial do Instituto Federal (processoseletivo.ifb.edu.br). Até esse período também deverá ser entregue a documentação comprobatória para quem concorrer à reserva/cotas de vagas). A seleção será efetuada por meio de sorteio eletrônico. Todo o processo de inscrição é gratuito.
As aulas estão previstas para começar em 29 de julho.