Não é segredo para ninguém que o INSS tem necessidade de servidores. Afinal, o quantitativo de pedidos em espera é gigantesco e, como cada dia chegam mais solicitações, esse montante só tende a aumentar.
Assim sendo, é preciso que a quantidade de servidores também aumente para dar conta dessa demanda. Por isso, a expectativa é que sejam lançados editais de concursos em breve para que a fila do INSS possa diminuir e até mesmo zerar, como é promessa do atual governo.
Nesse sentido, autoridades fazem movimentações e os concurseiros ficam de olho, uma vez que a previdência é uma das autarquias com melhor remuneração e oferta de cargos de nível médio.
Para explicar o que se sabe até o momento, trouxemos muitas informações e dicas. Acompanhe e confira.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está passando por mudanças e novidades em relação ao seu quadro de servidores. Recentemente, em uma entrevista concedida ao Correio Braziliense, o Presidente do INSS revelou que o governo está comprometido em realizar concursos públicos e que a previsão é a convocação de 1.800 aprovados no próximo ano.
Além disso, durante a entrevista, Alessandro Stefanutto explicou as medidas que o governo vem adotando para acelerar os processos de atendimento no INSS. Assim, essas medidas incluem o pagamento de horas extras aos servidores e gratificações para quem se voluntariar a trabalhar nos fins de semana.
No entanto, a situação é complexa, pois o aumento significativo no número de solicitações de benefícios é um reflexo do envelhecimento da população no país. E a quantidade atual de servidores disponíveis não é suficiente para atender a essa crescente demanda.
Vale destacar que, em julho de 2023, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, mencionou que o novo concurso público para o INSS está em estágio avançado de estudos.
Afinal de contas, como o INSS necessita de servidores, esse processo seletivo exige a maior celeridade possível. Entretanto, ainda não há previsões precisas quanto a etapas básicas, como lançamento do edital, por exemplo. Além disso, para alguns cargos que o certame deve preencher, ainda não houve nem a contratação de uma banca organizadora.
De todo modo, até o momento, aqui estão os detalhes que já temos do concurso do INSS:
Situação Atual: Anunciado
Banca Organizadora: A definir
Cargo: Perito
Escolaridade: Nível superior
Carreiras: Administrativa
Lotação: Nacional
Número de Vagas: 1.700 vagas
Remuneração: Varia de R$ 6.498,84 a R$ 20.756,56
Como você deve se lembrar, no ano passado houve a realização de um certame para o provimento de servidores do INSS. No entanto, ainda não aconteceu a convocação total dos aprovados.
Para você ter uma ideia, esse é um resumo do último edital do concurso do instituto:
Cabe informar que o status do concurso consta como “Em andamento” porque continua dentro do prazo e porque não se encerrou o processo de nomeação dos aprovados.
Como vimos, o INSS está buscando formas de enfrentar os desafios atuais e futuros relacionados ao atendimento à população. Por isso, a expectativa é de que o instituto forneça oportunidades de emprego para muitas pessoas.
Assim sendo, é importante ficar atento às atualizações e se preparar, pois é certo que deve haver concursos do INSS em um futuro próximo.
Para isso, veja essas dicas e saia na frente dos concorrentes:
Agora que você já sabe que o INSS necessita de servidores e que concursos para suprir essa necessidade devem sair em breve, se prepare para tentar sua chance quando o edital sair!