O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou algumas alterações no seu atendimento durante as festas do fim de ano. Mesmo que o Natal, ocorrido no último domingo (25) e o ano novo (1º de janeiro), acontecem no fim de semana, a autarquia anunciou algumas mudanças.
Desse modo, é importante que os segurados que precisam de atendimento presencial se programem para não serem prejudicados.
Atendimento do INSS
Segundo as informações divulgadas pelo INSS, todas as agências manterão seu atendimento presencial no final de ano. Normalmente, quando os feriados caem no meio de semana, as unidades não funcionam, no entanto, neste ano foi diferente. A única exceção é para o atendimento na Central Telefônica, no número 135, que ficou dessa forma:
- 24 e 31 de dezembro: atendimento humano das 07h00 às 16h00, atendimento eletrônico mantido normalmente;
- 25 de dezembro e 1° de janeiro: não haverá atendimento humano, atendimento eletrônico mantido normalmente.
No entanto, aqueles que precisam de algum serviço da Previdência Social, podem baixar ou acessar o aplicativo ou site Meu INSS. Por lá, diversas ferramentas estão disponíveis, como agendamento de atendimento presencial, novo requerimento, consulta de saldo, extratos e resultados.
Meu INSS
O “Meu INSS” é a plataforma digital da Previdência Social que permite ao segurado ter acesso aos serviços da autarquia de forma mais facilitada e sem sair de casa. É possível acessar mais de 90 serviços do INSS, além dos disponíveis pelo Gov.br.
Veja como se cadastrar:
- Acesse o site ou o aplicativo Meu INSS no seu celular (Android ou iOS).
- Clique em cadastrar senha;
- Toque em ‘Crie sua conta gov.br’ e selecione a opção ‘Número do CPF’;
- Informe seus dados pessoais, como número do CPF e nome completo e clique em ‘avançar’ para conceder as demais informações;
- Confirme seu e-mail e o número do celular;
- Crie sua senha e retorne ao site Meu INSS e clique em ‘Entrar’;
- Autorize o compartilhamento dos seus dados do gov.br para o INSS;
- Em seguida, confirme o histórico da sua vida de trabalho, incluindo datas e nomes de empresas em que trabalhou. Nesse momento, é bom ter a sua carteira de trabalho em mãos;
- Prontinho! Você já pode usar o Meu INSS.
Serviços disponíveis no Meu INSS
- Alterar pagamento para conta-corrente;
- Carta de Concessão;
- Certidão de tempo de contribuição;
- Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
- Consulta do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais);
- Declaração de Benefício do INSS;
- Declaração de Contribuinte Individual (DRSCI);
- Emitir extrato de pagamento;
- Emitir Guia de Pagamentos (GPS);
- Encontre uma Agência;
- Enviar documentos digitalizados;
- Prova de Vida Digital;
- Recurso e revisão;
- Resultado de Benefício por Incapacidade;
- Salário-maternidade;
- Simular a aposentadoria;
- Solicitar aposentadoria e outros benefícios do Instituto.