INSS

INSS: simulador de aposentadoria retoma funcionamento nesta quarta-feira (04/02) — veja como usar!

Tudo que você precisa saber para usar o simulador de aposentadoria do INSS

Publicado por
Ana Julia Nery

Após um período de espera, uma das ferramentas mais aguardadas pelos trabalhadores finalmente está de volta. O simulador de aposentadoria do INSS, que esteve fora do ar desde o fim de janeiro, retoma seu funcionamento nesta quarta-feira (04/02).

Estava querendo saber quando poderá se aposentar? Agora, você pode descobrir de forma simples e rápida. O simulador oferece uma maneira prática e intuitiva de fazer esses cálculos, ajudando você a entender melhor sua trajetória para a aposentadoria e a se preparar para o futuro. Continue a leitura para entender como usar a ferramenta e planejar adequadamente seus próximos passos!

Simulador de aposentadoria do INSS está disponível novamente

O simulador de aposentadoria, que faz parte do site e aplicativo Meu INSS, volta a operar após uma breve manutenção, encerrada em 2 de fevereiro. Desde 28 de janeiro de 2026, o serviço estava indisponível por causa da atualização tecnológica realizada pela Dataprev, responsável pelos sistemas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Esse simulador permite ao usuário calcular o tempo previsto para obter o benefício, de acordo com os dados registrados no banco de dados do INSS e as regras vigentes.

Como utilizar o simulador de aposentadoria do INSS

Veja como utilizar o simulador de aposentadoria do INSS diretamente no seu celular./ Imagem: Notícias Concursos
  1. Acesse o Meu INSS pelo site ou aplicativo.
  2. Informe seu CPF e senha para entrar.
  3. No campo “Do que você precisa?”, digite Simular aposentadoria.
  4. Confira suas informações. Se necessário, altere dados pessoais, vínculos ou data de nascimento clicando no lápis do simulador.
  5. Clique em Recalcular para ver a simulação conforme alterações feitas.
  6. O resultado mostra a previsão para o pedido de aposentadoria ou a opção de baixar um PDF com os dados simulados.

De acordo com o INSS, o serviço é gratuito e funciona como uma referência, ou seja, ele não garante a concessão imediata do benefício, mas fornece uma boa estimativa de quando o trabalhador poderá solicitar a aposentadoria.

Novas regras e cálculo para 2026

A simulação no Meu INSS já considera as regras estabelecidas pela reforma da Previdência de 2019, incluindo as mudanças progressivas anuais até 2026. Essas alterações afetam quem já contribuía antes de novembro de 2019, mas ainda não solicitou a aposentadoria.

Idade mínima progressiva

Uma das principais mudanças introduzidas pela reforma é a idade mínima progressiva, que aumenta em seis meses a cada ano, mas não altera o tempo de contribuição. Ou seja, a idade exigida para a aposentadoria será cada vez mais alta ao longo dos anos. Em 2026, para se aposentar é exigido:

  • Mulheres: 59 anos e seis meses de idade e 30 anos de contribuição.
  • Homens: 64 anos e seis meses de idade e 35 anos de contribuição.

Regra dos pontos

Na regra dos pontos, o cálculo leva em conta a soma entre idade e tempo de contribuição, aumentando um ponto a cada ano. Veja como fica para este ano:

  • Mulheres: 93 pontos no total (idade + contribuição) em 2026, com 30 anos mínimos de contribuição.
  • Homens: 103 pontos no total, com pelo menos 35 anos de contribuição.

Regras de transição

Apesar das mudanças, algumas regras ainda permanecem válidas, como a regra de transição para aqueles que estavam próximos de se aposentar na época da reforma.

Veja as regras de transição que continuam em vigor:

  • Pedágio de 50%: Para quem, em novembro de 2019, estava a até dois anos de se aposentar por tempo de contribuição. O segurado precisa cumprir o tempo que faltava para a aposentadoria e mais 50%, sem exigir idade mínima.
  • Pedágio de 100%: Para quem estava a mais de dois anos de se aposentar. Nessa situação, é necessário trabalhar o dobro do tempo restante em 2019. A idade mínima exigida é de 57 anos para mulheres e 60 anos para homens.

Regra geral de aposentadoria

  • Mulheres: 62 anos de idade e 15 anos de contribuição.
  • Homens: 65 anos de idade e 20 anos de contribuição.
  • Homens que começaram a contribuir antes de novembro de 2019: tempo mínimo de 15 anos de contribuição.

Não perca atualizações, mudanças e dicas sobre o universo da aposentadoria e benefícios do INSS. Para ficar por dentro de tudo e conferir notícias verídicas, acesse o Notícias Concursos e acompanhe as próximas novidades!

Além disso, assista ao vídeo abaixo para entender tudo sobre aposentadoria em 2026. Esse vídeo pode ajudar a esclarecer dúvidas e te preparar para as próximas etapas da sua jornada rumo à aposentadoria. Veja agora: