Direitos do Trabalhador

INSS: Saiba como transferir o local de recebimento do benefício

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) disponibiliza diversas facilidades para os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios.

Então, uma delas é a transferência de onde receber o seu pagamento mensal e fazer a manutenção do benefício. Isso ocorre, normalmente, em caso de mudança de endereço.

É exatamente isso que você precisa? Então, é só continuar a leitura para obter as orientações.

Transferência de pagamento do INSS

A saber, o processo de transferência se dá totalmente pela internet, não havendo a necessidade de comparecer à uma agência.

Sendo assim, a solicitação pode ser feita por meio do serviço “Alterar Local e Forma de Pagamento”, disponível no aplicativo ‘Meu INSS’, site oficial ou pelo atendimento telefônico 135.

Vale destacar que o pagamento dos benefícios ocorre por meio de cartão magnético, sem a necessidade de abertura de uma conta bancária, e sem custos adicionais ao beneficiário.

Ainda ficou com dúvidas?

Então, para mais informações sobre como realizar a transferência de benefícios ou em caso de dúvida, os canais do INSS estão disponíveis, o ‘Meu INSS’ (site ou aplicativo) ou telefone 135.

Atendimento à distância do INSS

O Ministério da Previdência Social atendeu, entre os meses de abril e maio deste ano, mais de 15 mil segurados com o uso da telemedicina.

Cabe pontuar que os atendimentos com perícia conectada foram realizados em 104 Agências da Previdência Social, sendo 96 localizadas na região Nordeste, três em Rondônia (Ariquemes, Vilhena e Ji-Paraná), duas no Rio Grande do Sul (São Jerônimo e Santo Antônio da Patrulha), duas em Mato Grosso (Colíder e Guarantã do Norte) e uma no Amapá (Oiapoque).

É importante destacar que neste primeiro momento, todas as perícias por telemedicina estão sendo feitas para atendimento de requerimentos de Benefícios de Prestação Continuada (BPC-Loas).

Então, os segurados do INSS que desejarem antecipar as suas perícias de BPC podem tentar se beneficiar desse serviço ligando para a Central 135. A perícia conectada será realizada em consultório médico na APS.

Telemedicina

Na prática, as localidades que realizam as perícias com uso de telemedicina são selecionadas quando ocorre uma ou mais das seguintes situações: ausência de perito médico lotado na agência, tempo de espera por perícia muito alto na localidade e necessidade de longos deslocamentos por parte do segurado para receber atendimento.

Aliás, o uso da Telemedicina para a realização de perícia médica do INSS consta na Portaria nº 674.

Em suma, o normativo autoriza as perícias por telemedicina para o benefício por incapacidade permanente, benefício por incapacidade temporária e Benefício de Prestação Continuada à pessoa com deficiência (BPC), além das perícias de reavaliação e de avaliação biopsicossocial da deficiência (em atendimento à Lei n.º 13.146).

Com informações do Instituto Nacional do Seguro Social