Atualmente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) conta com um serviço que permite que os segurados (aposentados e pensionistas) possam bloquear ou desbloquear os seus benefícios para realização de empréstimos consignados.
De acordo com o órgão, a solicitação poderá ser efetuada por meio da internet, sem a necessidade de ida a uma agência do INSS.
Afinal de contas, quem pode bloquear ou desbloquear esse tipo de serviço? A princípio, pode bloquear ou desbloquear o benefício para empréstimo o titular da aposentadoria ou pensão ou ser representante legal da pessoa titular do benefício (desde que possua termo de representação legal).
Ademais, é importante destacar que o procurador não pode realizar a solicitação desse serviço. Dessa forma, o beneficiário não pode efetuar um empréstimo consignado em que que tenha procurador cadastrado.
A solicitação poderá ser feita em cinco passos. A seguir, confira detalhadamente:
Seja como for, o número do seu CPF é obrigatório em todas as situações.
Se for procurador ou representante legal:
O segurado precisa aguardar aproximadamente um mês. Acontece que o tempo médio para resposta é de cerca de 30 dias, de acordo com o INSS.
Para acompanhar e receber a resposta do seu processo:
O empréstimo consignado comumente é a melhor opção para aqueles que precisam de um dinheiro rápido. Entretanto, é de extrema importância entender todos os quesitos para não cair em uma dívida quase impagável.
As instituições financeiras, individualmente, apresentam suas condições, sem contar que existem outros detalhes diferentes. Conquanto, essa modalidade do empréstimo é uma forma de obter de crédito, destinada a alguns grupos de pessoas, por exemplo:
Todavia, é necessário atentar às formas de pagamento para tal modalidade de crédito, uma vez que não segue um modelo padrão. Geralmente, descontam-se as mensalidades diretamente na fonte ou do seu benefício no INSS. Desse modo, reduz-se a inadimplência.