A Reforma da Previdência estabeleceu novos cálculos para definir o valor das aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), porém, os segurados vêm reclamando da quantia que estão recebendo. Veja como reclamar o abono a seguir.
Veja também: Prova de vida do INSS. Cidadão não precisará mais sair de casa para fazer.
Qualquer segurado que não concorde com o benefício recebido pelo INSS pode solicitar a revisão. No entanto, para pedir a revisão é necessário estar no prazo de até 10 anos após a liberação da primeira mensalidade do abono.
Vale ressaltar que a revisão deve ser, incialmente, realizada junto ao INSS, caso contrário, não será possível chegar com o pedido a justiça. Porém, se a autarquia demorar muito para responder o segurado, é possível ir diretamente ao juiz com comprovante do requerimento.
Para entrar com o pedido de revisão, o beneficiário deve ter em mãos:
A Pensão por Morte é um benefício concedido aos dependentes de trabalhadores que contribuíram para o INSS, mas que já faleceram. Há duas possibilidades de cálculo para definir o valor da pensão. Confira:
Para as pensões concedidas antes da Reforma da Previdência há algumas possibilidades de revisão. Veja abaixo:
Por fim, é importante salientar que os pedidos devem ser realizados no portal Meu INSS ou pelo telefone do Instituto, o 135.