Economia

INSS: Retomada de atendimento presencial tem filas e reclamações pelo país

Nesta segunda-feira (14), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a retomar o atendimento presencial em parte de suas agências no país, depois de mais de 5 meses de portas fechadas devido a pandemia do coronavírus

Entretanto, os médicos peritos decidiram não retomar as atividades nesta segunda (14), e todas as perícias médicas agendadas foram suspensas. De acordo com o INSS, os segurados precisam remarcar a perícia através do Meu INSS ou pelo telefone 135.

Em diversos locais do país, a reabertura vem acompanhada por filas nas agências.

Em São Paulo, uma decisão judicial impediu a reabertura das agências  para o do atendimento presencial. a pedido do sindicato dos trabalhadores do INSS. Em nota, o INSS informou que as agências continuarão fechadas após a decisão judicial e que “os segurados que tinham agendado atendimento devem desconsiderar e proceder com a remarcação pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.”

Reabertura das agências

atendimento por meio de canais remotos aconteceu até a última sexta-feira, 11 de setembro. No entanto, os canais continuarão sendo utilizados após a reabertura das agências e serão adotadas medidas para simplificação dos procedimentos e a ampliação do prazo para cumprir exigências. 

Foi informado que, inicialmente, o tempo de funcionamento das agências da Previdência será parcial, com seis horas contínuas.  

O INSS dará prioridade para os serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional. Também serão retomados a justificação judicial e o atendimento relacionado ao monitoramento operacional de benefícios.

As agências que não reunirem as condições necessárias para atender as pessoas com segurança seguirão operando em regime de plantão reduzido.