Será encerrado, na próxima quinta-feira (31), o prazo para aposentados e pensionistas do INSS solicitarem o empréstimo consignado nos bancos com a possibilidade de 40% de desconto em folha de pagamento dos benefícios.
São até 35% do consignado e 5 pontos percentuais por meio do cartão de crédito consignado. Assim, os segurados podem comprometer até 40% dos seus benefícios (anteriormente era 35%).
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os bancos adaptaram seus sistemas às novas regras e o público já pode solicitar o empréstimo.
O Itaú, Santander, Bradesco e Banco do Brasil já confirmaram o aumento da margem da linha de crédito. A Caixa não informou sobre essa nova opção. Os bancos podem definir as suas taxas de juros do crédito consignado, desde que seja respeitado (por mês):
A partir de janeiro de 2021, a margem total volta para 35%, incluindo o crédito em dinheiro e com cartão de crédito.
Um total de 11 milhões de operações de crédito consignado foram realizadas entre janeiro e julho, totalizando R$ 62,79 bilhões em todo o Brasil.
A margem para consignados é referente ao quanto o beneficiário poderá comprometer mensalmente para o pagamento de dívidas consignadas. Para os beneficiários, poderá chegar a até 40%, considerando os serviços de empréstimo e cartão de crédito.
Veja a seguir como serão as mudanças:
Divisão da margem consignável para aposentados e pensionistas – como era
Divisão da margem consignável para aposentados e pensionistas – como fica
O INSS chegou a alterar, no fim de julho, outras regras do consignado para os segurados do INSS. Veja:
Vale destacar que o segurado deve ficar atento na adesão do crédito consignado, uma vez que as parcelas são descontadas diretamente no valor do benefício mensal.