Empregos

INSS: Posso receber duas aposentadorias ao mesmo tempo em 2022?

Muitos acham que não, mas é possível receber mais de uma aposentadoria ao mesmo tempo. Todavia, para isso, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) exige que sejam cumpridos certos requisitos e também restrições, como possuir regimes previdenciários diferentes.

Seja como for, veja a seguir como conseguir dois benefícios simultaneamente.

Você vai gostar muito de ver:

Nova CNH 2022 já tem data para começar. Troca será obrigatória?

Novo RG Digital: Como emitir o novo documento em maio

Servidor Público

Como mencionado, para receber duas aposentadorias ao mesmo tempo é necessário que elas sejam de regimes previdenciários diferentes, como o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

Isso ocorre quando uma pessoa trabalha numa empresa privada e também é servidora pública. Dentro dessas determinações, é possível conseguir duas aposentadorias quando recolhe em regimes distintos.

Veja alguns exemplos de como conseguir duas aposentadorias:

  • Sendo servidor e contribuinte do INSS (obrigatório ou facultativo)
  • Sendo militar e contribuinte do INSS (obrigatório ou facultativo), neste caso, não é tão comum, já que a carreira militar exige da pessoa total dedicação.

Para quem mora no exterior

Caso o cidadão mora no exterior, cumprindo os requisitos exigidos para receber os benefícios no país estrangeiro e também no Brasil, será possível receber as duas aposentadorias. No entanto, é preciso verificar se o país está no Acordo Previdenciário Internacional.

O acordo garante que o tempo de contribuição realizado no Brasil possa ser utilizado no estrangeiro e o tempo trabalhado em outro país possa ser usado em nosso país. Caso contrário, para receber duas aposentadorias, terá que contribuir no Brasil como facultativo.

Qualquer um pode receber duas aposentadorias do INSS?

Não! Porém, quando a pessoa trabalha em dois lugares diferentes pela iniciativa privada, os chamados trabalhos concomitantes, é possível receber duas aposentadorias, assim como nos exemplos a seguir:

  • Um médico que trabalha em um hospital com carteira assinada e em seu consultório contribuindo individualmente;
  • Professor que trabalha em mais de uma escola privada;
  • Pessoas que trabalham com carteira assinada e realizam trabalhos como MEI (Microempreendedor Individual).

Contudo, cabe salientar que a contribuição exercida em trabalhos concomitantes não será calculada em dobro. Isso porque o trabalho concomitante soma os recolhimentos.

INSS se prepara para pagar 2ª parcela do 13º salário

O 13º salário é pago costumeiramente no fim de ano. Todavia, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) antecipou os pagamentos do abono extra para o primeiro semestre deste ano.

Os pagamentos da primeira parcela do 13º salário seguiram até a última sexta-feira (6). Agora, há uma expectativa para recebimento da segunda parcela do benefício.

Veja: Saque duplo de quase R$4 mil do FGTS tem pagamentos confirmados

Conforme informações do INSS, o pagamento do abono extra é feito para aposentados, pensionistas e demais beneficiários da autarquia.

Por fim, é importante destacar que tanto os segurados que recebem apenas um salário mínimo quanto aqueles que ganham uma mensalidade superior estão recebendo os valores do salário extra.