13º Salário

INSS: o que já se sabe sobre o 13º salário de 2026? Veja as últimas atualizações!

Tudo que você precisa saber sobre o 13º do INSS em 2026

Publicado por
Ana Julia Nery

O 13º salário do INSS é um dos pagamentos mais aguardados por milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários em todo o Brasil. Com a chegada de 2026, cresce a expectativa sobre datas, possibilidade de antecipação e valores que podem reforçar o orçamento familiar. Mas afinal, o governo já sinalizou alguma mudança? O calendário será mantido nos mesmos moldes dos anos anteriores?

A seguir, confira o que já se sabe sobre o abono para este ano e o que ainda depende de confirmação. Fique atento às atualizações e prepare-se para entender como esse pagamento pode impactar seu planejamento financeiro.

O que é o 13º salário do INSS

O 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um abono anual pago aos segurados da Previdência Social que receberam benefícios ao longo do ano-base. Historicamente programado para o segundo semestre, esse depósito extra é uma referência para milhões de pessoas, especialmente para aquelas que dependem do benefício para honrar despesas extras ou reorganizar o orçamento familiar.

Quem tem direito?

O direito ao 13º salário do INSS abrange as principais categorias de beneficiários com pagamentos de natureza previdenciária. Recebem o abono anual:

  • Aposentados;
  • Pensionistas por morte;
  • Beneficiários de auxílio-acidente;
  • Segurados em auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença);
  • Beneficiários de salário-maternidade;
  • Segurados que recebem auxílio-reclusão.

Vale destacar: beneficiários de programas assistenciais, como o BPC/LOAS, não fazem jus ao 13º, pois o benefício não tem caráter previdenciário.

Antecipação do 13° do INSS em 2026: veja o que já se sabe

O calendário oficial do 13° do INSS para 2026 ainda não foi confirmado./ Imagem: Notícias Concursos

Desde 2020, o Governo Federal adota, de forma recorrente, a antecipação do pagamento do 13º salário do INSS. Esse movimento começou durante a pandemia e levou ajuda financeira para parte da população no primeiro semestre do ano. A cada novo ciclo, aumentam as dúvidas sobre a manutenção dessa estratégia.

Em 2026, até o momento, não há decreto presidencial ou portaria que regulamente oficialmente as datas do pagamento. Porém, a chance de manutenção do modelo das últimas edições é alta, com depósito das parcelas ainda nos primeiros meses do ano.

Nos exemplos mais recentes, a primeira parcela caiu em abril e a segunda veio em maio, com variações conforme o número final do benefício. Caso não haja mudança, o padrão pode se repetir.

O calendário tradicional e as possíveis datas para 2026

O formato tradicional previa o pagamento no segundo semestre. Contudo, como mencionado anteriormente, a antecipação virou tendência: em 2025, por exemplo, os pagamentos aconteceram entre 24 de abril e 8 de maio para a primeira parcela, e a segunda ocorreu entre 26 de maio e 6 de junho, sempre conforme o número final do benefício.

Caso a mesma lógica seja seguida, há chance de a primeira parcela ser liberada na segunda quinzena de abril e a segunda até o início de junho de 2026.

Como funciona o cálculo do 13º salário

O valor do 13º do INSS depende do tempo de recebimento do benefício ao longo do ano. Quem recebeu todos os meses, tem direito ao valor integral, enquanto quem começou a receber após janeiro terá o abono proporcional aos meses contabilizados.

O sistema calcula automaticamente, sem necessidade de solicitação extra. Veja como funciona:

  • Cada mês equivale a 1/12 do valor do benefício;
  • Primeira parcela: corresponde a 50% do benefício bruto, sem descontos;
  • Segunda parcela: valor restante, com descontos legais como Imposto de Renda (quando aplicável).

Para aposentados e pensionistas acima do salário mínimo, reajustes ou alterações no teto previdenciário influenciam o valor do abono. As faixas, valores atualizados e eventuais descontos podem ser conferidos nos canais oficiais do INSS.

Como consultar valores e datas do 13º do INSS

Assim que o cronograma oficial for divulgado, segurados podem verificar informações detalhadas sobre os pagamentos em três canais digitais do INSS:

  • Aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS);
  • Portal Meu INSS;
  • Central de atendimento telefônica 135.

Nesses canais, é possível consultar o extrato do benefício, o valor das parcelas, a ordem de pagamento de acordo com o número do benefício, além de acompanhar eventuais descontos. Basta ter número do CPF e senha cadastrada para consulta online.

Calendário do INSS em 2026

Apesar de não haver decreto publicado para o calendário do 13° do INSS 2026, a divulgação do calendário dos benefícios mensais já foi realizada.

Veja as datas conforme o número final do seu cartão do benefício:

Calendário de benefícios mensais do INSS para 2026./ Imagem: Notícias Concursos

Quer estar entre os primeiros a saber todas as novidades sobre INSS, calendário de benefícios e direitos do trabalhador? Acesse agora mesmo outras notícias como esta no portal Notícias Concursos!

Aproveite e assista ao vídeo abaixo para conferir mais informações sobre o 13° salário do INSS para este ano: