O que seria melhor do que um final de semana? Um final de semana com dinheiro na conta! Para parte dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), essa sexta-feira (4) tem um gosto ainda mais especial porque as aposentadorias já foram liberadas.
De acordo com informações do Ministério da Previdência, o saldo está sendo liberado hoje desde as primeiras horas da manhã para os seguintes grupos:
A ideia é liberar as aposentadorias de maneira escalonada de acordo com o final do cartão do benefício. Abaixo, você pode conferir os calendários de pagamentos do INSS referentes ao mês de setembro
Calendário para quem recebe um salário mínimo:
Calendário para quem recebe mais de um salário mínimo
Não é necessário sair de casa para saber quanto você vai receber do INSS neste mês de outubro. De acordo com o Ministério da Previdência, esta informação pode ser indicada através do site ou app do Meu INSS. Para facilitar o processo de identificação, separamos o passo a passo abaixo:
Caso o segurado não tenha acesso à internet, será preciso ligar para a Central 135. Na ligação, basta informar o seu CPF e confirmar algumas informações cadastrais para evitar fraudes e golpes. Vale lembrar que o atendimento por telefone está disponível apenas de segunda a sábado, das 7 às 22h.
Caso você já tenha sido vítima de um golpe envolvendo INSS, é muito importante denunciar a fraude para as autoridades competentes. Assim, essas autoridades poderão reunir evidências para conseguir identificar o grupo criminoso.
Nos últimos dias, começou a circular nas redes sociais uma postagem que indica que o governo federal teria decidido encerrar o processo de antecipação dos pagamentos do INSS nesse ano de 2024.
Essa informação, no entanto, se trata de uma fake news. Por meio de nota, o Ministério da Previdência informou que segue pagando aposentadorias de maneira antecipada neste mês de outubro.
Os segurados que residem no Rio Grande do Sul, por exemplo, podem antecipar os pagamentos do INSS normalmente. Isso acontece porque o estado acabou de passar pelo maior desastre ambiental de toda a sua história.
Fortes chuvas deixaram rastro e destruição com quase 200 mortos e milhares de desabrigados e desalojados. Diante desse cenário, o INSS decidiu antecipar os pagamentos para os segurados do Rio Grande do Sul logo para a primeira data de liberação.
Esse sistema de antecipação seguirá válido até que as cidades sejam retiradas do estado de calamidade pública oficialmente reconhecida pelo governo federal.