O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a disponibilizar os extratos dos aposentados e pensionistas já com os benefícios reajustados. A liberação está ocorrendo de forma gradativa, neste sentido, alguns segurados já estão conseguindo emitir o documento de revisão, cujo os pagamentos começaram no próximo dia 25.
Veja também: Benefícios acima do salário mínimo via INSS têm reajuste definido; confira
Veja o que constará no extrato:
Para consultar o extrato de pagamento do INSS, o segurado pode acessar o site ou o aplicativo oficial “Meu INSS” no celular. Em seguida, basta preencher com o número do CPF e a senha.
Caso seja o primeiro acesso do cidadão, será necessário realizar o cadastro e responder algumas perguntas sobre o histórico de contribuições. Feito isto, na tela inicial, basta clicar no ícone do “olho” para verificar o número de benefício, a competência, o valor e a previsão de pagamento.
Se aparecer a competência de janeiro de 2022, o novo extrato estará disponível e o sistema informará o valor do benefício já reajustado após descontos. Neste caso, basta clicar em “Detalhar” e depois em “Extrato de Pagamento” no benefício que estiver ativo.
Para finalizar, será necessário clicar sobre a competência 01/2022. Nessa aba aparecerá o valor a ser recebido (com descontos, se houver) e a data de pagamento, além do banco e a agência que realizará o repasse.
Segundo a autarquia, cerca de 36 milhões de beneficiários receberam o reajuste anual, desses:
O Governo Federal aplicou o reajuste de 10,16% do Índice de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado em 2021, sobre os benefícios superior ao salário mínimo. Desta forma, o teto do Instituto também foi alterado, sendo ampliado para R$ 7.087,22.
Vale ressaltar que para ter direito aos benefícios do INSS é necessário ter realizado uma contribuição mensal durante certo período junto ao órgão. Para isso, existem duas categorias de segurados, sendo elas:
Importante lembrar que nessas categorias existem alguns tipos de segurados, como: