De acordo com informações oficiais, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por meio da Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social (Dataprev), recebe os eventos do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) para que as informações alimentem o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informa que, para fins da implantação da versão 1.1 do leiaute do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), haverá uma parada temporária na integração dos eventos eSocial no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
Contudo, os eventos transmitidos durante essa pausa programada, serão incorporados à base do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) automaticamente, considerando o fim da manutenção, portanto, não é necessário realizar a retransmissão dos eventos.
Segundo destaca a divulgação oficial, todos os sistemas integrados com o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), também ficarão sem atualização, sendo assim, os sistemas que utilizam os dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) não assumirão novos eventos do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), até a finalização do processo.
Segundo informações do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), a parada terá início às 18:00 horas do dia 11/01/2023, com término às 08:00 horas do dia 16/01/2023, com o objetivo de implantar a nova versão dos sistemas preparada para a versão S-1.1 do leiaute do sistema.
É importante ressaltar que os envios dos eventos para o eSocial é uma obrigatoriedade de todas as empresas. Por isso, é importante manter em dia os envios dos eventos periódicos e não periódicos.
Além disso, as atualizações do sistema, suas pausas obrigatórias e necessidades de atualizações automáticas são informações relevantes para administrar os envios dos eventos, de modo que a empresa não perca dados relevantes.
O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) funciona como uma espécie de centralização das informações para facilitar a administração das empresas e o controle do governo sobre os tributos e recolhimentos.
Além disso, as informações do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) são direcionadas para o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), para a carteira de trabalho digital e para outros meios aos quais os trabalhadores possuem acesso.