Nesta semana, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) passou a notificar por carta 1,7 milhão de segurados que tiveram seus benefícios revisados e que precisam fazer uma atualização de documentos.
O beneficiário que não responder em 60 dias após receber a carta terá o pagamento suspenso. Se após o fim do prazo o beneficiário passar 30 dias sem dar uma resposta ao instituto, o benefício deixa de ser pago em definitivo.
Em setembro, o INSS passou a emitir cartas de convocação, chamadas de “comunicado de exigência”, aos beneficiários com algum tipo de dado cadastral inconsistente. De acordo com o INSS, a revisão está relacionada a pendências cadastrais.
Ainda, segundo o INSS, todas as espécies de benefícios estão passando por essa revisão.
O INSS informa na carta que os segurados devem enviar cópia digitalizada de alguns documentos do titular do benefício, do procurador ou representante legal , pelo site ou aplicativo Meu INSS. Confira quais são dos documentos:
No caso de pensão por morte, os documentos do segurado que faleceu e dos dependentes. também devem ser apresentados. O modelo da carta pode ser consultado no site do INSS.