Aposentados e pensionistas que começaram a receber o benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) por meio do TCU (Tribunal de Contas da União), devem fazer a comprovação de vida a partir do dia 1º de outubro. O prazo final para realizar o procedimento é até o dia 31 do mesmo mês.
O objetivo da prova de vida é evitar que o pagamento dos abonos seja concedido a segurados de forma irregular. Por isso, é necessário que o cidadão que recebe o benefício comprove que continua ativo na sociedade para manter o seu acesso aos pagamentos da Previdência Social.
A novidade é que este ano há a possibilidade de realizar o procedimento de maneira virtual. No entanto, aqueles que preferirem ainda pode fazer a prova de vida presencial em uma unidade do TCU. Veja como realizar o procedimento de ambas as maneiras a seguir.
O segurado que possui Carteira de Nacional de Habilitação (CNH) ou biometria cadastrada no TSE pode fazer a prova de vida digital do TCU. Confira o passo a passo:
No formato presencial, o aposentado ou pensionista pode enviar os documentos de comprovação para o endereço da Central de Atendimento de Serviços Administrativos do TCU, ou comparecer em uma unidade do órgão.
Prova de vida a distância
O envio dos documentos deve ser realizado entre 1° e 31 de outubro. Confira a relação:
Locais para o envio dos documentos:
Prova de vida presencial
Neste caso, o segurado deve comparecer até a sede do TCU em Brasília ou em uma das secretárias espalhadas pelo Distrito. Na ocasião, será necessário apresentar os seguintes documentos: