Cidadãos que passaram a receber algum benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) a partir de maio deste ano receberão um 13º salário proporcional ao tempo de assistência no mês de novembro.
Este ano, o Governo Federal antecipou novamente os pagamentos do 13º salário aos aposentados e pensionistas do INSS. Dessa forma, os que foram atendidos pela Previdência após o período dos repasses serão beneficiados com uma parcela única.
Vale lembrar que quem recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada) ou a RMV (Renda Mensal Vitalícia) não podem receber o 13°, uma vez que são programas não previdenciários.
Para saber se será contemplado basta realizar uma consulta junto aos canais da previdência, como o atendimento no número 135, site ou aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS.
De acordo com informações do Governo e do INSS, os pagamentos serão efetuados para os trabalhadores que recebem o piso nacional de R$1.212 (salário mínimo atual) e quem recebe mais do que esse valor.
Neste ano, o 13º salário em parcela única está disponível para aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS que iniciaram o recebimento de benefícios da Previdência Social a partir de maio de 2022.
No primeiro semestre de ano, vale destacar, o presidente Jair Bolsonaro optou pela antecipação do pagamento do 13º salário do INSS. Sendo assim, uma grande parte dos brasileiros já receberam o pagamento. Estima-se que cerca de 30,5 milhões de pessoas já receberam o 13º de maneira antecipada, em duas parcelas, entre abril e junho.
Agora, segundo dados do Governo, resta o pagamento do 13º salário em parcela única para um total de 5,5 milhões de brasileiros.
Vale lembrar que o pagamento do abono extra é feito de maneira proporcional ao número de meses que os beneficiários receberam os pagamentos da Previdência. Sendo assim, para calcular o 13º salário, o cidadão deverá dividir o valor do salário tradicional por 12 e multiplicar o resultado pela quantidade de meses passados desde o primeiro saque do INSS.
Para quem ganha um salário mínimo:
Para quem ganha mais de um salário mínimo:
Os segurados do INSS começam a receber seus pagamentos a partir desta segunda-feira, 26 de setembro. Como de costume, primeiro serão liberados os valores para quem recebe um salário mínimo.
Já quem ganha acima do piso nacional, serão contemplados a partir do dia 3 de outubro. O calendário de pagamentos considera o número final do cartão de benefício, desconsiderando o último dígito verificador, que aparece depois do traço.
Confira o calendário de pagamento
Para quem ganha um salário mínimo:
Para quem ganha acima de um salário mínimo: