A espera está chegando ao fim para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). De acordo com as informações oficiais, a autarquia já divulgou o calendário completo de pagamentos de aposentadorias, pensões e auxílios previdenciários referentes ao mês de agosto.
Segundo o INSS, os repasses deverão ser liberados a partir do próximo dia 26. Estima-se que mais de 39 milhões de brasileiros recebam oo saldo em suas contas. Desses, quase 5,6 milhões são auxílios assistenciais, e outros 33 milhões são auxílios previdenciários.
Assim como ocorreu nos meses anteriores, as datas de pagamentos do INSS devem variar de acordo com o valor do benefício. Quem recebe um salário mínimo, por exemplo, deve seguir um calendário específico. Quem recebe qualquer valor acima de um salário mínimo deve se basear em um outro calendário.
Para além disso, em todos os casos o cidadão vai precisar se basear no final do seu número de benefício, desconsiderando o algarismo que vem depois do dígito verificador.
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamento do INSS referente ao mês de agosto, voltado para as pessoas que recebem o piso previdenciário nacional. Estamos falando do salário mínimo de R$ 1.412.
Agora, você pode conferir o calendário de agosto do INSS voltado para as pessoas que recebem qualquer valor acima do piso previdenciário nacional, ou seja, acima do salário mínimo de R$ 1.412:
Não é necessário sair de casa para saber quanto você vai receber do INSS neste mês de agosto. De acordo com o Ministério da Previdência, esta informação pode ser indicada através do site ou app do Meu INSS. Para facilitar o processo de identificação, separamos o passo a passo abaixo:
Caso o segurado não tenha acesso à internet, será preciso ligar para a Central 135. Na ligação, basta informar o seu CPF e confirmar algumas informações cadastrais para evitar fraudes e golpes. Vale lembrar que o atendimento por telefone está disponível apenas de segunda a sábado, das 7 às 22h.
De acordo com as informações oficiais, mais de 30 mil segurados no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já foram convocados pelo pente-fino do Ministério da Previdência. Para além deles, centenas de milhares de outros beneficiários poderão ser convocados até o final desse ano.
A informação, aliás, foi confirmada pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT), em entrevista nessa semana. O Governo está realizando o pente-fino com o objetivo fazer com que se abra espaço dentro do orçamento, assim como exige o arcabouço fiscal.
Mas o que fazer no momento em que o INSS envia a convocação? Essa certamente é uma dúvida que gira em torno da cabeça de muitos segurados nesse momento. Eles estão preocupados com a melhor maneira de se livrar desse problema.
Ao receber a notificação, o requerente do Benefício de Prestação Continuada (BPC), ou seu responsável legal, terá que realizar a atualização do seu cadastro o mais rapidamente possível.
Esta atualização poderá ser feita em unidades do Centro de Referência em Assistência Social, conhecidos como CRAS. As prefeituras de cada município poderão ter acesso a lista das pessoas que precisam passar pelo procedimento para que eles possam organizar o fluxo da melhor maneira possível.