Os trabalhadores que desejam entrar com pedido de aposentadoria ou qualquer outro benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), devem se atentar no momento de preencher o requerimento com as informações necessárias, por meio do site ou aplicativo Meu INSS.
Pelo fato de a análise ser feita por um sistema robotizado, é importante que todas as informações estejam corretas, para evitar a negativa do pedido, principalmente em casos de solicitação da aposentadoria.
Primeiramente, para a solicitação de um benefício do INSS, é preciso que o segurado tenha em mãos os documentos necessários, como a carteira de trabalho, RG, guias de contribuição, declarações e Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), caso seja necessário.
Por ser totalmente remoto, o procedimento é mais simples e rápido. Portanto, com os documentos já em mãos, basta seguir o passo a passo abaixo para solicitar o seu benefício:
Nesse momento, o segurado deve se atentar às informações inseridas no requerimento. O indicado é que o interessado revise e, caso necessário, faça correções. Isso porque, como já mencionado, os dados são de extrema importância no momento da análise do benefício.
De acordo com especialistas, os erros mais comuns que fazem com que o pedido da aposentadoria do INSS seja negado são esses:
Em primeiro lugar, o segurado deve estar atento quanto a ordem de anexo dos documentos no Meu INSS, pois isso é muito importante na análise automática do pedido do benefício.
O solicitante deve anexar a documentação necessária na aba “Anexos”. No entanto, é necessário que cada documento seja destacado em seu campo específico.
Caso falte algum documento para conclusão da análise, o sistema do INSS solicitará automaticamente ao segurado.
Importante salientar que os documentos devem ser enviados seguindo essas regras: