A partir desta quinta-feira, 13 de agosto, o Instituto Nacional do Seguro Social INSS) começou a oferecer um novo serviço para receber documentos em suas agências. O serviço ganhou o nome de Exigência Expressa e está disponível em agências de todo o Brasil. Neste serviço é possível que os segurados entreguem documentação para que seus requerimentos sejam concluídos.
A Exigência Expressa foi criada para diminuir o número de requerimentos parados. Atualmente, há cerca de 1,2 milhões de pedidos de benefícios que estão parados. De acordo com o INSS, deste total, 743 mil já foram analisados, mas dependem do envio de documentação para que sejam concluídos. O problema é que o atendimento presencial em agências do INSS está suspenso desde o início da pandemia do novo coronavírus.
Por isso, o INSS criou o novo serviço, que é uma espécie de drive-thru. A Exigência Expressa foca em quem já tem pedido de benefício ou serviço sendo analisado, mas ainda não teve o processo concluído por falta de documentação. Ou seja, esse serviço não se destina para pedidos de requerimento do benefício. Neste caso, os pedidos devem ser feitos apenas pelo canal Meu INSS ou telefone 135.
Já a Exigência Expressa consiste na entrega de documentos em urnas localizadas na entrada das agências. Os interessados devem depositar cópia simples da documentação que foi solicitada pelo INSS. Todas as 1,6 mil agências do Brasil terão essas urnas disponibilizadas em suas entradas. De acordo com o INSS, mesmo as agências fechadas terão vigilância, por isso os cidadãos não precisam ter receio de deixar a documentação nestas caixas.
De acordo com o INSS, a documentação deve ser verificada pelo número 135, pelo Meu INSS ou pelos telefones de plantão das agências.