Economia

INSS anuncia pagamento extra do 13º salário em 2022; veja quem terá direito

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) antecipou o pagamento do 13º salário deste ano para os aposentados e pensionistas, mas nem todos os segurados receberam os valores extras nas datas de distribuição.

Serão contemplados os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios concedidos a partir de maio de 2022.  Lembrando que quem recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada) ou a RMV (Renda Mensal Vitalícia) não podem receber o 13°, uma vez que são programas não previdenciários

Sendo assim, os pagamentos estão previstos para acontecer em parcela única em novembro, conforme o calendário já divulgado pela Previdência Social. Como de costume, os repasses serão divididos entre os segurados que ganham um salário mínimo e os que recebem um valor maior.

Calendário da parcela única do 13º salário do INSS

Para quem ganha um salário mínimo:

  • Benefício final 1: recebe dia 24 de novembro;
  • Benefício final 2: recebe dia 25 de novembro;
  • Benefício final 3: recebe dia 28 de novembro;
  • Benefício final 4: recebe dia 29 de novembro;
  • Benefício final 5: recebe dia 30 de novembro;
  • Benefício final 6: recebe dia 1 de dezembro;
  • Benefício final 7: recebe dia 2 de dezembro;
  • Benefício final 8: recebe dia 5 de dezembro;
  • Benefício final 9: recebe dia 6 de dezembro;
  • Benefício final 0: recebe dia 7 de dezembro.

Para quem ganha mais de um salário mínimo:

  • Benefício final 1 e 6: recebe dia 1 de dezembro;
  • Benefício final 2 e 7: recebe dia 2 de dezembro;
  • Benefício final 3 e 8: recebe dia 5 de dezembro;
  • Benefício final 4 e 9: recebe dia 6 de dezembro;
  • Benefício final 5 e 0: recebe dia 7 de dezembro.

Como saber se serei contemplado?

O segurado pode realizar uma consulta junto aos canais da previdência social para verificar se receberá o salário extra. Além do atendimento no número 135, é possível ter acesso às informações pelo site ou aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS.

Veja como fazer a consulta pelo site ou aplicativo Meu INSS:

Pelo site:

  1. Acesse o site Meu INSS;
  2. Entre com seu CPF e senha (caso seja o primeiro acesso será preciso criar uma senha);
  3. Clique na opção “Serviços”;
  4. A opção fica no menu superior direito – Selecione a opção “Extratos/certidões/declarações”;
  5. No próximo menu, clique em “Extrato de pagamento de benefício”;
  6. Na tela seguinte, clique no calendário – ajuste o período que deseja retirar o extrato do pagamento do seu benefício;
  7. Em conclusão, a relação com os pagamentos recebidos no período será exibida e será possível baixar na opção “Baixar PDF”.

Pelo aplicativo

  1. Baixe o aplicativo no seu celular Android ou iOS;
  2. Entre com seu CPF e senha (caso seja o primeiro acesso será preciso criar uma senha);
  3. Toque no menu principal, os três pontos ou barras no alto da tela;
  4. Ademais, selecione “Extrato de pagamento de benefício”; Toque no calendário e selecione o período que deseja consultar;
  5. A tela exibirá o extrato com os pagamentos recebidos no período escolhido;
  6. Por fim, para imprimir ou salvar, clique na opção “Baixar PDF”.