INSS: Antecipação do 13º salário em 2021 confirmada

Em 2021, o 13º salário pago aos beneficiários do INSS pode ser antecipado, como aconteceu no ano passado. A medida foi instaurada por meio do decreto 10.410 de 2020 publicado no Diário Oficial da União.

O esperado é que a antecipação siga os moldes de 2020, afim de movimentar a economia do Brasil.

Quando será antecipado?

Caso o 13º seja antecipado, a previsão é de que a primeira parcela possa ser liberada em agosto, enquanto a segunda parcela seria adiantada para novembro.

No ano passado, a antecipação aconteceu entre abril e junho. O que, segundo o decreto, não deve acontecer em 2021.

A antecipação será destinada aos segurados que recebem:

  • Auxílio-doença
  • Auxílio-acidente
  • Aposentadoria
  • Pensão por morte
  • Auxílio-reclusão
  • Salário-maternidade

Vale destacar que por conta do fim dos pagamentos do auxílio emergencial, os segurados do INSS, que incluem os aposentados e pensionistas, também receberão o pagamento do 13º salário de forma antecipada.

Caso aconteça uma nova onda da pandemia do coronavírus, o Governo Federal conta com um plano de contingência, que inclui justamente a antecipação do 13º salário para os segurados.

Antecipação do 13º salário do INSS foi feita em 2020

Em 2020, as parcelas do 13º salário do INSS foram pagas entre o final de abril e início de junho, por conta da pandemia da Covid-19. De acordo com o calendário oficial do INSS, as parcelas deveriam ser pagas no final do ano, embora fosse comum que a primeira parte fosse antecipada para o mês de agosto.

O Senado ainda analisava a possibilidade de criar em 2020 um 14º salário para aposentados e pensionistas do INSS, com o objetivo de beneficiar os cidadãos que já sacaram o 13º, e ainda encontram dificuldades financeiras por causa a pandemia. No entanto, o projeto não saiu do papel e não foi concretizado.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.