Os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) devem ficar atentos ao novo golpe que está sendo aplicado. O alerta é do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que conscientiza sobre as novas práticas de criminosos.
Recentemente, houve a descoberta de uma nova tática dos golpistas com o objetivo de roubar dinheiro dos idosos. Por isso, é importante saber como funciona para se proteger de golpes desse tipo.
O BPC é um benefício de assistência social do Governo Federal, mas os pagamentos são veiculados pelo INSS. Dessa forma, esse tem sido mais um alvo de criminosos.
Recentemente, um funcionário do INSS no Rio de Janeiro descobriu uma atividade ilegal direcionada aos idosos que requisitam o Benefício de Prestação Continuada.
Funciona da seguinte forma:
No caso que ocorreu no Rio de Janeiro, o golpista realmente deu entrada no BPC em nome do idoso, mas se cadastrou como seu procurador. Dessa forma, poderia utilizar as informações pessoais da vítima para realizar várias outras ações.
Descobrir fraudes como esta é difícil, pois a solicitação do BPC para idosos não exige perícia do INSS. Assim, só foi possível descobrir o caso do RJ porque o idoso compareceu no setor de “socialização de informações”, em uma das agências no Norte-Fluminense.
O INSS alerta os beneficiários do BPC e idosos em geral sobre as práticas importantes para evitar cair em golpes.
Em primeiro lugar, vale lembrar que o INSS não entra em contato direito com os cidadãos, seja por telefone, WhatsApp, e-mail ou SMS.
Sendo assim, confira as recomendações essenciais para se proteger de fraudes do INSS:
Ademais, é importante destacar que toda e qualquer convocação do INSS também será registrada no Portal Meu INSS. Portanto, caso ainda tenha dúvidas se o contato é real ou não, basta acessar o portal pelo site ou aplicativo.
Além disso, também está disponível o telefone oficial do INSS, no número 135. Ao fazer a ligação será necessário confirmar algumas informações para obter toda a ajuda necessária.
Os idosos devem ficar atentos quanto à solicitação do BPC, entendendo todo o processo para evitar cair em fraudes.
Antes de tudo, o benefício atende dois grupos específicos:
Para participar é preciso ter renda mensal de até 1/4 do salário mínimo per capita (R$ 353 por pessoa, em 2024).
Após seguir todas as exigências, o primeiro passo é se cadastrar no CadÚnico. Assim, o responsável familiar deve comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo.
Na ocasião, deve portar os documentos pessoais de todas as pessoas que moram na mesma casa, bem como o comprovante de renda de todos e comprovante de residência.
Por fim, o último passo é fazer a solicitação no INSS. Todo o processo é 100% online e realizado pelo Portal Meu INSS. Confira o passo a passo:
Após seguir esses passos, os idosos acima de 65 anos precisam aguardar a aprovação para começar a receber os pagamentos mensais.
Porém, as pessoas com deficiência ainda terão que passar pela perícia médica, na data e horário informados durante o processo de solicitação.