O Governo Federal resolveu, pelo terceiro ano consecutivo, antecipar o pagamento do 13º salário aos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). As parcelas serão distribuídas entre abril e maio deste ano.
No entanto, com a notícia da antecipação do 13º, os segurados começaram a se questionar sobre a liberação do 14º salário do INSS. Em 2020 a antecipação do calendário do 13º salário foi um dos motivos que levaram a criação da proposta.
Até o momento, a liberação do pagamento não confirmada, por motivo de que o Projeto de Lei (PL) que discute o benefício extra ainda está em trâmite na Câmara dos Deputados, sendo ainda a primeira casa responsável pela liberação do 14º salário.
Após o possível parecer favorável por parte dos deputados, o texto deve ser encaminhado ao Senado Federal, porém, há um percalço. Acontece que os senadores não se mostraram interessados em liberar o novo benefício ao INSS.
Isso pode ocasionar na não liberação do salário extra aos aposentados e pensionistas da autarquia. De toda forma, para ser promulgado o projeto ainda iria precisar da sanção do presidente Jair Bolsonaro, que também pode vetar a proposta.
Para quem recebe um salário mínimo
1ª parcela:
2ª parcela:
Para quem recebe mais que o piso nacional
1ª parcela:
2ª parcela: