O modelo de negócio startup é um exemplo de inovação disruptiva no mercado. Haja vista que quando surgiu foi muito criticado por empresas tradicionalistas. No entanto, esse exemplo serviu para que o mercado entenda que a era digital pede por inovações.
Através do modelo startup, por exemplo, criou-se um caminho no mundo dos negócios onde a formalidade não é tão necessária quanto a aceitação da ideia.
Além disso, a argumentação mais eficiente é aquela que fala a língua do consumidor. Por isso, o modelo de negócio startup trouxe ao mercado uma nova forma de empresariar. Um novo modelo de gestão, no qual as pessoas podem se preocupar com fatores referente a necessidades humanas, sem deixar de ser efetiva nos negócios.
Inclusive, essa ideia traz um equilíbrio que é importante para os empresários. Sendo assim, muitas pessoas giram a partir de uma ideia inovadora, seja um produto ou serviço ou até mesmo “a inovação da inovação”, que seria uma ideia que partiu de uma nova necessidade do mercado.
Por isso, estamos num ciclo de demandas nada estáticas e as empresas que mais investem em inovações, mais chances ela tem de sucesso no mercado.
Por isso, antes de pensar apenas no volume de concorrentes, pense no diferencial competitivo que a sua marca pode oferecer. Uma vez que, ao entender que e inovar, precisa criar um planejamento. Por isso, a sua ideia de negócio deve ser direcionada para aumentar muito as suas chances de sucesso, já que a inovação, a criatividade e a originalidade estão em alta na era digital. Dessa forma, é possível que a gestão faça das ameaças a sua oportunidade disruptiva.