O Inmet emitiu um alerta de chuva forte esta semana para algumas regiões do Brasil. De acordo com o órgão, as regiões mais afetadas serão o Norte e o Sul do país.
Diante disso, é importante que os moradores dessas regiões se preparem e sigam as orientações do Inmet para evitar os danos que as fortes chuvas podem causar.
Pensando nisso, reunimos algumas das principais informações sobre o aviso do Inmet. Para que assim, você possa ficar por dentro e se prepare para as tempestades previstas para esta semana. Por isso, acompanhe a leitura até o final e confira!
A semana promete ser chuvosa e com fortes ventos em algumas regiões do Brasil. Isso porque, conforme já dito anteriormente de maneira prévia, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para as localidades que estão sob risco de tempestades.
De acordo com a corporação, as regiões mais afetadas serão o extremo Norte e o extremo Sul do Brasil. Além disso, o Inmet ainda publicou um aviso alertando sobre os riscos potenciais causados pela tempestade. São eles:
Entretanto, a probabilidade de corte de energia, estragos em plantações e queda de árvores, é baixa. Porém, o instituto não descarta essa possibilidade.
Sendo assim, os moradores devem ficar atentos e seguir as instruções de segurança do Inmet para evitar os eventuais problemas.
Segundo o alerta do Instituto Nacional de Meteorologia, as áreas afetadas serão:
Desse modo, os moradores dos seguintes municípios deverão ficar atentos para chuva forte esta semana:
Todos esses municípios são do Rio Grande do Sul.
Diante de todos os riscos que a chuva forte desta semana pode acarretar para as regiões afetadas, o Inmet passa algumas instruções.
Primeiramente, o órgão recomenda que os residentes fiquem atentos às informações emitidas. Além disso, em caso de rajadas de vento, é recomendado não se abrigar debaixo de árvores, pois há um leve risco de queda e descargas elétricas.
Ademais, é importante evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é aconselhável evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada, para evitar danos em caso de descargas elétricas.
Por fim, o Inmet ainda recomenda que, em caso de necessidade, os moradores busquem informações junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.
Para as demais regiões e estados brasileiros, a previsão do Inmet indica que a maior parte terá tempo firme e ensolarado.
Sendo assim, na região Nordeste o tempo será predominantemente seco. Ou seja, com temperaturas elevadas e pouca chance de chuvas nos próximos dias.
Já no Centro-Oeste, a previsão é de céu parcialmente nublado e com umidade do ar muito baixa.
De acordo com o Inmet, a umidade relativa do ar ficará entre 20% e 30%. Então, como as chances de chuva são mínimas, é recomendado que os moradores busquem maneiras de lidar com essa situação.
Com isso, o Inmet recomenda que os cidadãos residentes da região Centro-Oeste do Brasil, especialmente dos estados de Goiás e Mato Grosso, bebam bastante líquido, evitem a exposição ao sol e fiquem em casa nas horas mais secas. Assim, o órgão espera que os riscos da baixa umidade do ar sejam amenizados e os moradores tenham mais qualidade de vida durante essas condições climáticas.
Enquanto isso, no Sudeste, a previsão indica chuvas moderadas e temperaturas amenas.
Por fim, nos estados da região Sudeste e Paraná e Santa Catarina, a temperatura ficará amena e as chances de precipitação são mínimas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Logo, se entende que a previsão do tempo para os próximos dias é de dias quentes, sem a presença de chuva.
Posto isso, o que você achou da previsão do tempo para esta semana? Então, deixe a sua opinião nos comentários.