O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) definiu o cronograma do Censo Escolar da Educação Básica de 2021. De acordo com portaria publicada pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quinta-feira (13), já há datas definidas para as atividades das duas etapas do Censo Escolar.
O MEC estabeleceu por meio da portaria as responsabilidades para as duas etapas de coleta e atividades do processo de execução do Censo Escolar 2021. Conforme estabelecido no documento, a coleta de dados será feita por meio da internet, no Sistema Educacenso.
A 1ª etapa consiste na matrícula inicial. O sistema será liberado para a declaração de dados a partir do dia 18 de junho. Assim, a coleta será feita entre os dias 18 de junho e 23 de agosto. De acordo com a portaria, a coleta deve ser feita pelo diretor ou responsável pela escola ou pelo processo de exportação dos dados e gestores (municipais, estaduais e do Distrito Federal).
Após a publicação dos dados preliminares no DOU, o Inep deve divulgar os relatórios por escola, no Educacenso, para conferência, ratificação e retificação dos dados, caso seja necessário. Ainda de acordo com a portaria, a previsão é de que a preparação e divulgação dos dados finais seja feita entre os dias 16 de dezembro de 2021 e 28 de janeiro de 2022. Já as estatísticas da educação básica devem ser divulgadas no dia 31 de janeiro do próximo ano.
O Censo Escolar é a principal pesquisa sobre a situação educacional do Brasil. Desse modo, os dados coletados são cruciais para a melhoria da educação básica no país. Todas as escolas públicas e privadas do país participam da coleta de dados. Sendo assim, o Censo Escolar abarca os diferentes níveis da educação básica e profissional. Além disso, gera estatísticas para os cálculos de distribuição do Fundeb.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Veja 5 filmes do Oscar 2021 para estudar para as provas de vestibular.