Educação

Inep adia divulgação do resultado do Revalida 2022/2

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) adiou a publicação do resultado do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2022/2. A divulgação estava prevista para o último dia 16 de março. 

Com a alteração do cronograma, o resultado será liberado apenas no dia 24 de março. De acordo com o Inep, a mudança no cronograma tem como objetivo contemplar ajustes no padrão esperado de procedimentos (PEP) definitivo, que será disponibilizado na mesma data. O órgão divulgou a nova data através de publicação no Diário Oficial da União (DOU).

Inicialmente, o período de indicação da universidade pública revalidadora do diploma teria início nesta sexta-feira (17). Com a mudança, essa indicação deverá ser feita a partir de 27 de março. 

Revalida 2022/2

O Inep aplicou as provas da 2ª etapa dessa edição do Revalida nos dias 3 e 4 de dezembro de 2022. A prova de habilidades clínicas contou com questões sobre as seguintes áreas: clínica médica, cirurgia geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia.

Conforme estabelecido por meio do edital, a prova apresentou situações-problema e estudos de casos que consistiram na investigação de história clínica, interpretação de exames, formulação de hipóteses diagnósticas, demonstração de procedimentos médicos e no aconselhamento a pacientes ou familiares.

Puderam participar da 2ª etapa somente os aprovados na 1ª etapa, composta por prova objetiva e discursiva. A aplicação das provas da 1ª etapa do Revalida 2022/2, que consiste na parte teórica, aconteceu no dia 7 de agosto de 2022.

Conforme definido pelo Inep, em ambas as etapas, houve locais de prova em Brasília (DF), São Paulo (SP), Recife (PE), Salvador (BA), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC). 

O que é o Revalida?

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o Revalida é um exame nacional de caráter obrigatório para brasileiros e estrangeiros que obtiveram o diploma de graduação em Medicina em instituições de ensino superior estrangeiras e desejam atuar no Brasil. Somente aqueles que obtivem aprovação no Revalida poderão atuar como médicos no país.

Com informações da Agência Brasil.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Fies 2023/1: prazo para complementar informações termina nesta sexta -feira (17); saiba mais.