O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) está neste momento sofrendo com a escarces de trabalhadores. A informação foi divulgada pela própria Ministra da Agricultura, Tereza Cristina e de acordo com ela, o órgão já perdeu cerca de 32% dos seus servidores nos últimos anos. Por isso, a carga de trabalho está alta.
Por isso, a Ministra estaria pedindo ao Governo Federal a realização um concurso, visando a contratação de mais servidores para ocuparem esses postos. A ideia, ainda de acordo com a chefe da pasta, é tentar encontrar algo em torno de 1500 novos profissionais para essas vagas. Esse seria, segundo ela, o contingente ideal.
De acordo com relatos de trabalhadores do local, a situação não é mesmo das melhores. Alguns empregados afirmam que é muito trabalho para pouca gente. Assim, os funcionários acabam ficando sobrecarregados. Além disso, todo o sistema de atendimento do Instituto acabaria ficando defasado neste momento.
O Ministério da Agricultura explica que por mais que eles façam esse pedido, quem dá a palavra final sobre a realização de novos concursos é o Ministério da Economia. Essa é a pasta comandada pelo ministro Paulo Guedes. De acordo com Tereza Cristina, ela já pediu pela realização desse processo seletivo, porém, ainda não obteve nenhum tipo de resposta.
A situação pode se tornar ainda mais grave. É que ainda de acordo com a Ministra da Agricultura, cerca de 38% dos servidores que estão trabalhando agora já possuem idade suficiente para dar entrada no processo de aposentadoria. Isso quer dizer que mais servidores poderão sair do Incra já nos próximos meses.
Para quem não sabe, o Incra é responsável por uma série de atividades no país. De acordo com o Governo Federal, esse é o órgão que cuida da questão da formulação e execução da política fundiária nacional.
Falando de modo mais claro, dá para dizer que o Incra é responsável pela questão da reforma agrária no país. Caso o número de trabalhadores do local diminua ainda mais, essa questão pode ser ainda mais prejudicada.
A criação de projetos de assentamento e a tentativa de resolução de conflitos agrários são apenas duas das principais tarefas do Incra. A execução dessas pontes já estaria sendo comprometida com o baixo número de trabalhadores.
Ainda não se sabe qual é a opinião do Ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre esse assunto. O que se sabe é que ele está tentando amenizar o aumento de gastos públicos neste ano eleitoral. É o que dizem as informações de bastidores.
O Ministério do Trabalho, que é comandado pelo Ministro Onyx Lorenzoni, também estaria pressionando a pasta econômica para a realização de um concurso para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
De acordo com membros da autarquia, a falta de pessoal no trabalho já está prejudicando os atendimentos de aposentados e pensionistas neste momento. É justamente por isso que eles também estão pedindo a realização de concursos públicos para a área.