Economia

Inadimplência segue crescendo no Brasil, diz Abecs

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) o número de faturas do cartão de crédito atrasadas cresceu no Brasil. Os dados indicam que a taxa de inadimplência chegou a 7,3% em setembro de 2022, o que indica crescimento desde abril de 2021.

Os dados foram divulgados pela Abecs na última quinta-feira (10). Para a associação, uma das principais causas de inadimplência no país é a inflação, que diminui o poder de compra dos trabalhadores brasileiros. 

Rogério Panca, presidente da Abecs disse ao Valor Investe que as empresas emissoras de cartões vem melhorando o acesso ao crédito com o intuito de garantir aos seus clientes  “produtos mais assertivos e de acordo com a capacidade de pagamento dele”.

“Os emissores que têm divulgado seus resultados trimestrais têm falado da deterioração das carteiras envolvendo pessoas físicas e operações que não têm garantia, como é o cartão de crédito. Alguns desses emissores começaram um trabalho mais detido no sentido de distinguir o consumidor já na concessão do cartão”, disse.

Veja alguns dados divulgados pela Abecs

De acordo com a Abecs, as compras feitas por meio do cartão de crédito, débito e pré-pago cresceram 20% no terceiro trimestre de 2022, somando R$ 827 bilhões. A associação ainda informou que entre janeiro a setembro deste ano R$ 2,42 trilhões foram movimentados em pagamentos. Esse valor representa uma alta de 30% em comparação ao mesmo período de 2021.  

“Um dos pontos que levam ao aumento no uso do cartão de crédito é que muitos consumidores estão em processo de bancarização, tendo acesso à crédito, com vantagens como o parcelado sem juros e os benefícios, como cashback, seguros, programas de fidelidade, o que faz com que as pessoas acabem priorizando o cartão de crédito”, afirmou Rogério Panca, presidente da Abecs.

Outro fator observado pela associação foi o crescimento da participação de cidades do interior no valor total transacionado pelos cartões de crédito, débito e pré-pago. De acordo com a Abecs, essa tendência é reflexo da expansão financeira e do maior acesso aos meios digitais pela população. 

Como evitar a inadimplência

Para o Serasa, os consumidores podem adotar alguns comportamentos que evitam a inadimplência e a principal dica é o cuidado com os cartões de crédito. No Brasil, grande parte dos cidadãos possui mais de um cartão, no entanto, a empresa reforça a importância dos trabalhadores refletirem a necessidade de ter mais de um cartão, pois o crédito disponível pode acabar prejudicando o orçamento familiar na hora de pagar as faturas.

Outra dica valiosa é sempre estar atento a data de vencimento do cartão de crédito, já que as taxas de juros podem complicar ainda mais a vida financeira dos usuários. A recomendação do Serasa é que os consumidores anotem seus gastos para conseguir visualizar melhor o orçamento familiar e os compromissos financeiros.

Por fim, no caso dos indivíduos que já se encontram em situação de inadimplência, é recomendado ficar de olho em benefícios governamentais como o saque do FGTS que podem ser utilizados para quitar essas dívidas. Serviços como o Serasa Limpa Nome oferecem descontos especiais aos seus usuários.