Mais um vez, o número de pessoas inadimplentes no Brasil bate o recorde. Esta é a nona vez consecutiva que a marca é elevada. De acordo com os dados da Serasa Experian, em setembro o país contava com 68,39 milhões de pessoas com dívidas atrasadas.
Esse aumento representa a inclusão de mais 420 mil pessoas na relação de inadimplentes do país. Além disso, o levantamento diz que o desemprego segue sendo o principal motivo do endividamento neste ano. Os mais impactado são os jovens com até 30 anos (33%) e as mulheres (31%).
São três as entidades principais que cadastram os consumidores que estão com o nome sujo, sendo a Serasa, Boa Vista SCPC e o SPC Brasil. Cada uma delas possui informações de determinadas empresas, neste sentido, a consulta deve ser realizada em todos os canais disponíveis.
Como mencionado, estar negativado pode trazer alguns transtornos ao cidadão. Confira:
Para limpar o seu nome é necessário pagar a dívida, ou seja, fazer a regularização do débito. A primeira opção é procurar diretamente os estabelecimentos que estão com dívidas para fazer a negociação.
Outra opção é utilizar serviços específicos, como o Serasa Limpa Nome, que apresenta opções exclusivas para quitar suas dívidas. A Serasa está promovendo uma campanha com parcelamento de dívidas sem juros, desde o mês de agosto.
“É a maior ação de negociação com parcelamento sem juros já realizada no Brasil”, afirma o diretor do Serasa Limpa Nome, Ignacio Dameno, por meio de comunicado.