Economia

Imposto de Renda: saiba como ANTECIPAR a sua restituição

Este ano, milhões de brasileiros deverão enviar a declaração do Imposto de Renda (IR). O prazo para envio da declaração vai de 15 de março a 31 de maio de 2024.

No entanto, a fase mais esperada pelos contribuintes é o período de recebimento da restituição do IR. Mas você sabia que é possível antecipar a restituição e, inclusive, receber antes do pagamento do primeiro lote?

A seguir, leia a matéria na íntegra e conheça os passos que muitas pessoas não conhecem, mas que podem fazer a diferença no seu bolso. Confira!

Restituição do Imposto de Renda

Antes de tudo, é importante entender o que é a restituição do Imposto de Renda. Ela é o valor que o contribuinte tem direito de receber quando declara o seu IR e verifica que pagou mais imposto do que deveria ao longo do ano.

Além disso, quando o IR não é retido na fonte, mas as despesas dedutíveis ultrapassam o valor do imposto a pagar, o trabalhador também terá direito à restituição.

Dessa forma, a Receita Federal realiza a devolução desse valor em lotes mensais, de acordo com a ordem de entrega da declaração e as prioridades legais.

Como receber a restituição do Imposto de Renda primeiro?

Como receber a restituição do Imposto de Renda primeiro? Imagem: Canva

Agora que você já sabe o que é e quem tem direito à restituição do imposto de renda, vamos ao que interessa: como receber esse dinheiro antes dos demais contribuintes?

O segredo é simples: antecipar a restituição do imposto de renda com uma instituição financeira. Isso mesmo! Você pode solicitar um empréstimo com base no valor que você tem a receber da Receita Federal e receber esse dinheiro em até 48 horas na sua conta.

Como funciona a antecipação da restituição do IR?

A antecipação da restituição do imposto de renda funciona como um empréstimo pessoal, com a diferença de que o valor é limitado ao valor da sua restituição e que a garantia é o próprio recebimento desse valor pela Receita Federal.

Para solicitar a antecipação da restituição do Imposto de Renda, você precisa:

  • Ter entregue a sua declaração do IR e ter direito à restituição;
  • Escolher uma instituição financeira que ofereça esse serviço e fazer a sua simulação;
  • Enviar os documentos solicitados, como o comprovante de entrega da declaração, o extrato da restituição, o comprovante de renda, entre outros;
  • Assinar o contrato e aguardar a análise de crédito;
  • Receber o dinheiro na sua conta em até 48 horas.

Vantagens da antecipação do IR

A antecipação da restituição do imposto de renda tem várias vantagens, como:

  • Receber o seu dinheiro antes dos lotes da Receita Federal, que podem demorar meses para serem liberados;
  • Ter acesso a taxas de juros mais baixas do que as de outros tipos de empréstimo, já que a garantia é a própria restituição;
  • Ter mais flexibilidade para usar o seu dinheiro como quiser, seja para quitar dívidas, investir, viajar, comprar algo, entre outras possibilidades;
  • Ter mais tranquilidade para planejar o seu orçamento, sem depender da liberação da Receita Federal.

Como escolher a melhor instituição financeira para antecipar a restituição do Imposto de Renda?

Antes de solicitar a antecipação da restituição do Imposto de Renda, é fundamental escolher a melhor instituição financeira para obter este serviço. Por isso, é importante seguir as seguintes estratégias:

  • Comparar as taxas de juros, os prazos, as condições e as tarifas cobradas pelas diferentes opções disponíveis no mercado;
  • Verificar a reputação e a confiabilidade da instituição financeira, consultando sites como o Reclame Aqui, o Banco Central e o Procon;
  • Ler atentamente o contrato e tirar todas as suas dúvidas antes de assinar;
  • Não aceitar propostas que exijam o pagamento de taxas ou depósitos antecipados, pois isso pode ser um golpe.