A pouco mais de duas semanas para o fim do prazo, aproximadamente 12 milhões de declarações do Imposto de Renda ainda são esperadas pela Receita Federal. Os novos dados foram divulgados no final da manhã desta segunda-feira (16). Há um temor de que a maioria das pessoas estejam aguardando para enviar a documentação apenas no último momento.
Em números totais, a Receita Federal aponta que 22.288.470 declarações do Imposto de Renda já foram entregues. O montante representa cerca de 65% de todos os envios esperados pela Instituição. Ao todo, o Governo Federal espera que mais de 34 milhões de brasileiros enviem o documento até o final do prazo.
O limite de tempo para o envio da declaração do Imposto de Renda é o dia 31 de maio. Antes, a Receita Federal chegou a apontar que o prazo final seria no dia 29 de abril. Todavia, diante dos vários pedidos de organizações civis, eles decidiram que é necessário prorrogar o período do tempo final em mais um mês.
O cidadão que não conseguir enviar a documentação até o dia 31 de maio, passa a ter que pagar uma multa que pode chegar a até 20% do imposto devido. Mesmo com o aumento do prazo, a principal dica da Receita Federal é não deixar tudo para a última hora. Afinal, o sistema pode estar sobrecarregado nos últimos dias.
Assim, é possível que algumas pessoas não consigam realizar a declaração dentro do prazo e passem a ter que pagar a multa. Cidadãos que declaram mais tarde, ainda possuem menos chances de receber uma possível restituição do valor, logo nas primeiras datas apontadas pela Receita Federal para os depósitos.
As mais de 22 milhões de pessoas que já enviaram a declaração do Imposto de Renda este ano, mas que perceberam que há algo de errado na documentação, podem corrigir as possíveis informações erradas.
Basta usar o mesmo app usado no computador para o envio da declaração do Imposto de Renda. Por lá, o cidadão precisará clicar no item da “Declaração Retificadora”, digitar a numeração do primeiro documento, corrigir os erros e realizar o envio mais uma vez.
Quem opta pela Declaração Retificadora volta para o final da fila das prioridades para os recebimentos da restituição. As datas, aliás, já foram definidas:
31 de maio;
30 de junho;
29 de julho;
31 de agosto;
30 de setembro.
Veja abaixo quem são os brasileiros que precisam declarar o Imposto de Renda: