Nesta quarta-feira (22), a Receita Federal informou que vai abrir, na sexta-feira (24), a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2020 por meio do site.
Serão creditados neste lote cerca de R$ 5,7 bilhões a aproximadamente 4 milhões de contribuintes. A previsão é de que o pagamento seja realizado no dia 31 deste mês.
Pouco mais de R$ 2 bilhões do total são destinados aos contribuintes com prioridade legal, sendo 734 mil pessoas acima dos 60 anos e outras 47 mil com alguma deficiência física ou mental.
Segundo a receita, outros 346 mil são contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Os 2,8 milhões de contribuintes restantes fazem parte de grupos não prioritários que entregaram a declaração até o dia 28 de março.
O contribuinte pode acompanhar o cálculo do imposto por meio do programa de preenchimento da declaração, utilizando as duas formas de tributação possíveis – pelo modelo simplificado e pelo completo.
Para acompanhar a atualização, basta visualizar a “Opção pela tributação” que aparece no canto esquerdo da tela. Conforme as fichas da declaração são preenchidas, o cálculo do imposto é atualizado.
Através do programa, o contribuinte consegue conferir o impacto da inclusão de dependentes, das despesas dedutíveis e das fontes de renda. O quadro é composto por dois campos, “Por deduções legais” (para quem faz a declaração completa) e “Por desconto simplificado” (que desconsidera as despesas dedutíveis e usa um desconto padrão de 20%). Os valores destacados em azul significam imposto a pagar. Já os valores destacados de verde correspondem à restituição.