Devido à pandemia do Covid-19, nos últimos dois anos a Receita Federal estendeu o prazo para entrega do Imposto de Renda. Em 2020 o contribuinte poderia entregar a declaração até junho, enquanto em 2021 a entrega poderia ser feita até maio.
Veja tambem: Documentos para declaração de Imposto de Renda. Saiba quais são
Esse ano, contudo, as coisas voltam a ser como antes. A Receita Federal afirmou nesta quinta-feira (24) o prazo para entrega da declaração do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) 2022 (ano-base 2021). O periodo vai do dia 07 de março, a partir das 8h, ao dia 29 de abril, até as 23h,59min.
Espera-se que 34,1 milhões de contribuintes declarem o Imposto. Esse número foi o mesmo de 2021.
Segundo os especialistas, para receber a restituição o mais rápido possível deve efetuar a declaração logo nos primeiros dias. Nesse caso, a ideia é separar os documentos e estar entre os primeiros a declarar. Além de ter mais chances de ter restituído logo parte do Imposto de Renda, o contribuinte que entrega a declaração nos primeiros dias tem mais chances de uma melhor restituição e de não ser pego na chamada malha fina.
Um programa gerado de Imposto de Renda 2022, referente ao ano-base 2021, juntamente com um aplicativo, para preencher e entregar a declaração, estarão disponíveis a partir de 7 de março.
A Receita Federal irá disponibilizar uma declaração pré-preenchida do Imposto de Renda a partir de 15 de março. A ideia é fornecer informações úteis para facilitar o preenchimento do documento pelo contribuinte.
Contudo, essa declaração só poderá ser acessada por contribuintes que possuem contas com nível ouro ou prata. Ano passado bastava ter conta no gov.br ou certificado digital.
A Receita Federal irá disponibilizar cinco lotes da restituição do Imposto de Renda nesse ano. Veja os dias: