Economia

Imposto de Renda: declarar IR de investimentos de renda variável é uma obrigação fiscal

Todas as pessoas físicas precisam declarar o Imposto de Renda, desde que se enquadrem nos critérios estabelecidos pela Receita Federal, por isso, o seu investimento em renda variável também precisa ser declarado oficialmente no Imposto de Renda.

Imposto de Renda: declarar IR de investimentos de renda variável é uma obrigação fiscal

A declaração dos investimentos em renda variável ocorre na ficha de “Bens e Direitos”, sendo assim, é necessário informar ações, fundos imobiliários, ETFs, entre outros, além de ganhos obtidos com esses investimentos. É importante buscar a orientação de um contador para realizar a sua declaração de Imposto de Renda de forma correta e ficar em dia com o Fisco.

Como funciona a tributação de renda variável?

O mercado de ações, assim como outros ativos, possui uma rentabilidade que é considerada como um ganho de capital, por isso, a tributação sobre a renda variável é diferente da renda fixa, já que esse ganho de capital não é um rendimento.

Dessa forma, o cálculo do Imposto de Renda na venda de ativos ocorre sobre o lucro líquido e não sobre o valor total da venda. A pessoa física declara o imposto de renda de 15% do lucro obtido em operações comuns.

Já sobre operações de Day trade, o lucro declarado deve ser de 20%. Assim sendo, é necessário declarar todas as operações de renda variável na declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).

Informações necessárias

É necessário obter informações específicas para realizar a declaração de imposto de renda variável, como: informe de rendimentos, extratos de operações, informações sobre o imposto devido e sobre os prejuízos acumulados.

Informe de rendimentos

Em suma, o informe de rendimentos é um documento emitido pela sua corretora, nele contém todas as informações referentes aos valores recebidos e impostos retidos na fonte, entre outras informações fiscais.

Extrato de operações

O extrato de operações é necessário para declarar as transações realizadas, considerando compra e venda de ações, Fundos etc. Esse extrato é emitido por corretoras e por outras empresas que realizam  investimentos, como bancos e fintechs.

Operações e prejuízos

As informações sobre o Imposto de Renda se referem a operações com base na alíquota do imposto, considerando as regras de cada modalidade de operação. Os prejuízos precisam ser informados na declaração do Imposto de Renda, já que os prejuízos acumulados nas operações devem ser compensados com ganhos futuros para reduzir o imposto devido.

Assim como as demais informações, os investimentos em renda variável precisam ser declarados, já que fazem parte da sua obrigação fiscal. Sendo assim, declare investimentos em criptomoedas, ações, ETFs, FIIs, ações, fundos de investimento, BDRs, vendas de opções, recebimento de dividendos etc.