O pagamento do 5º e último lote da Restituição do Imposto de Renda será liberado no dia 30 deste mês e, de acordo com informações da Receita Federal, essa liberação terá 4,22% de correção, baseada na taxa de juros básica da economia (Selic).
Geralmente, as consultas dos valores são disponibilizadas uma semana antes do pagamento da restituição. O prazo está previsto para o dia 23, que será nesta sexta-feira. No entanto, até o momento, não foi informado a quantidade de contribuintes que vão receber os valores e nem o valor total a ser liberado.
No último lote da Restituição do IRPF, a Receita Federal disponibilizou o valor de R$ 6 bilhões para um total de 4,46 milhões de contribuintes. Inicialmente, uma boa parte dos recursos foi liberada para quem tinha prioridade legal, como, as pessoas com idade a partir de 60 anos; contribuintes com algum tipo de deficiência física ou mental ou moléstia grave; e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Neste ano, a Receita Federal informou que registrou um recorde de declarações no Imposto de Renda. De acordo com o órgão, mais de 36 milhões de declarações foram entregues.
Agora, a Receita criou um cronograma para efetuar o pagamento. O calendário conta, ao todo, com cinco lotes e, do total, quatro já estão disponíveis aos contribuintes.
A restituição Imposto de Renda está disponível para consulta por meio do site oficial da Receita Federal.
Conforme informado anteriormente, restituição Imposto de Renda está sendo paga gradualmente aos cidadãos. Sendo assim, quem ainda estiver na fila de pagamentos ainda poderá ser ressarcido nos lotes de agosto ou setembro.
Dessa forma, confira a seguir o calendário oficial de restituição Imposto de Renda:
1º lote – 31 de maio (pago);
2º lote – 30 de junho (pago);
3º lote – 29 de julho (pago);
4º lote – 31 de agosto (pago);
5º lote – 30 de setembro (próxima liberação prevista).
A princípio, se o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil.
Assim, o contribuinte deve reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB, acessando o endereço: https://www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Ademais, é importante destacar que a RFB vai liberar consultas aos chamados lotes residuais de anos anteriores, ou seja, de contribuintes que caíram na malha fina mas depois acertaram as suas contas com o fisco. As consultas poderão ser feitas:
Para consultar se recebeu a restituição, o contribuinte deverá seguir os seguintes passos:
Também é possível realizar a consulta por meio do aplicativo da Receita Federal (disponível para Android e iOS).