Desde o último dia 7, as declarações do Imposto de Renda 2022 – ano base 2021 começaram a ser enviadas. São obrigados a declarar todos os que no ano-base tiveram rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70.
O prazo final para o envio da declaração é 29 de abril.
Quem se enquadra dentro das situações que exigem que o contribuinte faça a declaração, deve ficar atento a alguns erros que podem acontecer na hora de preencher o formulário. Confira aqui como evitar os erros mais comuns.
Existem alguns erros comuns na hora de preencher o formulário do Imposto de Renda 2022. Veja alguns desses erros e como evitá-los:
Ganhos do trabalho informal, se ultrapassam o valor de R$ 28.559,70, precisam ser declarados no Imposto de Renda.
Quem é empregado acaba tendo o imposto recolhido pelo empregador. O trabalhador informal deve fazer isso pelo pagamento do carnê-leão emitido pelo programa da receita que tem o mesmo nome.
Caso não tenha recolhido o Imposto de Renda por esse meio, é necessário pagá-lo quando for o momento de efetuar a declaração de ajuste. Mesmo sendo difícil rastrear a renda do trabalhador informal, a não declaração dos valores pode causar problemas posteriormente.
O contribuinte com conta nos níveis prata ou ouro têm a possibilidade de se valer da declaração pré-preenchida. Quem tem acesso a esse recurso pode preencher informações de forma automática.
Entretanto, os especialistas alertam que, mesmo com o recurso, é necessário conferir a declaração do Imposto de Renda 2022 antes de enviá-la à Receita Federal.