Economia

Imposto de Renda 2020: Como pagar menos imposto ou aumentar a restituição?

Fazendo uso das deduções permitidas pela Receita Federal, é possível pagar Imposto de Renda de menor valor ou conseguir uma restituição maior. Gastos com educação e saúde, por exemplo, são definidos como despesas dedutíveis.

Outras despesas legais que estão entre as dedutíveis são pagamento de pensão alimentícia ou investimento em previdência privada. Em todos esses casos, as despesas só podem ser usadas no modelo completo da declaração, optando pela tributação “por deduções legais” no programa.

Isso não vale para o modelo simplificado, da opção de tributação pelo “desconto simplificado” no programa, porque neste caso há um desconto padrão de 20% em cima dos rendimentos tributáveis. Nesse caso, o desconto sobre rendimentos tributáveis é de até R$ 16.754,34. Ainda neste caso, não há diferença entre informar ou não informar despesas dedutíveis na declaração.

Por isso, para escolher qual das duas alternativas é a melhor, a indicação é de preencher toda a declaração, informar tudo que é pedido e, no fim, o programa do Imposto de Renda irá sugerir qual é o melhor modelo. O programa mostra o valor do imposto a ser pago ou de restituição de cada opção. Os dois cenários são mostrados em “Opção pela tributação”, disposto no canto inferior esquerdo da tela.