Saúde e Bem Estar

A importância de sair da zona de conforto

Você realmente sabe a importância de sair da zona de conforto? Já parou para pensar nas consequências dessa busca por quebrar com o ciclo do comodismo? Se ainda não, este é um bom momento para refletirmos juntos sobre o assunto. Pois neste texto nós elencamos alguns motivos pelos quais sair da zona de conforto é tão interessante. Confira!

Qual a importância de sair da zona de conforto?

A importância de sair da zona de conforto está associada a diversas áreas de nossas vidas: pessoal, profissional, social, relacionamentos amorosos, etc. Por isso, pensar sobre ela é tão interessante e enriquecedor.

Além disso, quando nos propomos sair da zona de conforto, abrimos caminho para o autoconhecimento e descobertas que mudam a nossa vida.

Abaixo destacamos esses e outros pontos relacionados à quebra do comodismo:

1. Chance de atingir sonhos

Quantos sonhos você tem hoje? Você pensa sobre eles? E ainda, esses sonhos são metas ou apenas desejos? Reflita sobre isso.

Muitas vezes temos uma série de sonhos que ficam apenas no campo abstrato, uma vez que não pensamos sobre eles no dia a dia. Apenas os deixamos ali, em stand-by, pois a zona de conforto é mais confortável, de fato.

Porém, se deixamos nossos sonhos adormecidos e “largados”, como poderemos realizá-los algum dia? Pois é!

Sendo assim, a importância de sair da zona de conforto é justamente abrir caminhos para a possibilidade de realizar sonhos.

2. Possibilidade de conquistar realização pessoal e profissional

Quando atingimos nossos sonhos e objetivos, a tendência é que sintamos uma maior realização pessoal e profissional, certo? Pois é! Por isso, quando pensamos na importância de sair da zona de conforto, pensamos na maior realização que podemos sentir a partir disso.

Afinal, para conquistar e lidar com novos desafios, precisamos lidar com medos, anseios, ansiedades… Assim conseguiremos “caminhar” rumo à nossa realização.

3. Melhora na qualidade de vida

A qualidade de vida também pode ser melhorada quando saímos da zona de conforto. Isso porque a mudança de hábitos, deixando de lado os ruins e investindo em bons, é uma forma de fugir do comodismo. E essa fuga é capaz de proporcionar mais qualidade de vida por uma série de motivos:

  • Mais felicidade e realização;
  • Melhora da autoimagem e autoestima;
  • Autocuidado colocado em prática com bons hábitos;
  • E assim por diante.

4. Novas descobertas que mudam a vida

Quando fugimos da zona de conforto, descobrimos coisas novas sobre a vida. Afinal, se deixamos o comodismo de lado, abrimos margem para aprender coisas novas, descobrir novas formas de atuar, e assim por diante. Logo, nós temos a chance de encontrar novos contextos e cenários que tragam felicidade para nós.

5. Melhora nos relacionamentos

Os nossos relacionamentos também podem melhorar quando deixamos o comodismo de lado. Afinal, não caímos no erro de agir no piloto automático e buscamos sempre nutrir nossas relações de uma forma saudável.

Até porque, convenhamos… Quais relacionamentos podem sobreviver plenamente ao comodismo? É algo difícil, não é mesmo?

É por esse e por tantos outros motivos que dizemos que a importância de sair da zona de conforto está relacionada com a nossa vida como um todo – em todas as suas esferas.