A importância da autoconfiança nos estudos está envolvida com uma série de questões. Quem tem baixa autoconfiança, muitas vezes, sofre com o medo de ser reprovado, julgado, etc. Além disso, a ausência da autoconfiança pode fazer com que a pessoa deixe de tirar as suas dúvidas com o professor.
Sendo assim, neste texto nós discutimos este tema importante com o intuito de instigar você a buscar ainda mais o seu crescimento e desenvolvimento. Acompanhe!
A importância da autoconfiança nos estudos aparece desde o primeiro instante em que focamos no crescimento dessa confiança em nós mesmos. Afinal, quem nunca se sentiu abalado com a baixa autoestima, não é mesmo? Ao mesmo tempo, quando nos sentimos confiantes, o bem-estar é muito maior, concorda?
Por isso, veja agora por que a autoconfiança nos estudos precisa ser desenvolvida e entenda os impactos que ela provoca em sua vida:
As apresentações tendem a ser mais tranquilas quando temos autoconfiança. O contrário também acontece: a falta de autoconfiança pode atrapalhar muito na hora de apresentarmos trabalhos na faculdade. Por isso, cuidar da autoestima e da saúde mental é investir, inclusive, na sua vida acadêmica.
A confiança nos ajuda na hora de nos sentirmos mais tranquilos quando vamos fazer uma prova. É o caso daquelas matérias que estudamos muito, durante muitas horas, e nos sentimos preparados para responder questionamentos sobre elas. Quando nos deparamos com a prova e vemos que os estudos foram realmente efetivos, conseguimos desenvolvê-la com mais satisfação e foco.
Porém, se sabemos que não estamos estudando o suficiente e isso abala a nossa autoconfiança, acabamos por nos colocar em risco na hora da prova, ficando com medo do resultado e podendo perder o foco.
A importância da autoconfiança nos estudos também se relaciona com o medo de ser reprovado. Quando não acreditamos no nosso potencial, podemos sabotar a nossa mente com pensamentos negativos: acreditamos que nunca iremos passar, que a matéria é difícil demais para ser concluída e assim por diante.
Esse tipo de pensamento vai minando a nossa confiança e, à medida que a situação piora, vamos nos sentindo mais desgastados a ponto de querer desistir dos estudos.
A autoestima também é nossa aliada em um momento relativamente simples: na hora de tirar uma dúvida com o professor. Quando nos sentimos inferiores, pedir ajuda para o professor pode ser algo muito complicado, pois temos medo de parecermos “ignorantes”.
Porém, não há nada de errado em pedir algo ao professor, tampouco tirar uma dúvida – por mais simples que ela seja. Faz parte da aprendizagem! Ninguém nasce sabendo, certo? Então por que se privar de aprender mais?
A importância da autoconfiança nos estudos também se associa com a satisfação que você tem com os estudos. Isso porque se você acredita que está no caminho certo, sente-se mais feliz e satisfeito com o que está aprendendo. E isso instiga a seguir em frente.
Cuide da sua autoestima e da sua autoconfiança!